Ed. Física, perguntado por robsonfsilvabike, 6 meses atrás

Os esportes coletivos são caracterizados por uma frequente mudança de situações de jogo, de certo modo imprevisíveis e que necessita uma tomada rápida de decisão. Os problemas dos quais os praticantes precisam ajustar a cada situação tática apresentada. Sendo assim, todas as ações do jogo sempre têm uma finalidade tática, de forma que a cognição e a ação se tornam inseparáveis (LIMA et. al., 2011). Com a evolução do voleibol nos últimos anos tanto em níveis, técnicos, táticos, biotipo de jogadores, tivemos a implementação de uma função específica chamada de líbero introduzida pela FIVB (Federação Internacional de Voleibol), em 1998, que proporcionou uma melhora em termos de volume de jogo, pois ele é um especialista nos fundamentos de defesa e recepção atuando somente nas posições (1-6-5).

LIMA, Cláudio Olívio Vilela; MARTINS-COSTA, Hugo Cesar; GRECO, Pablo Juan. Relação entre o processo de ensino-aprendizagem-treinamento e o desenvolvimento do conhecimento tático no voleibol. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 25, n. 2, p. 251-261, 2011.

Considerando o enunciado acima, construa um texto dissertativo que contenha as regras, funções e ações referentes a posição de líbero em um jogo de Voleibol, explicando a relevância do líbero na dinâmica ofensiva e defensiva da equipe de voleibol.

Soluções para a tarefa

Respondido por yuri14rodrigues
7

Sobre a posição do líbero no vôlei, temos o seguinte:

Dinâmica defensiva:

O líbero, no vôlei, é quem recepciona as bolas mais difíceis que os atletas do time adversário jogam para a quadra. Geralmente, o líbero é um dos jogadores mais habilidosos e rápidos do time.

Dinâmica ofensiva:

O líbero pode atuar fazendo levantamento atrás da linha do ataque ou na sua frente, no entanto, ele deverá estar no ar enquanto faz o levantamento.

No vôlei, a altura é um fator determinante para os times e as seleções. Os jogadores mais altos geram mais rendimento para o esporte. No entanto, as jogadoras mais baixas também são importantes, como na função de líbero.

Perguntas interessantes