Os espanhóis chegaram ao continente americano em 1492, com o navegador genovês Cristóvão Colombo no comando das naus. Entretanto, a colonização só tomou fôlego com a descoberta dos metais preciosos nas áreas das grandes civilizações pré-colombianas, principalmente depois das expedições de Hernán Cortez. A ação e as consequências deste conquistador espanhol ocorreu sobre qual povo e em qual região do continente americano? *
1 ponto
a) Sobre os Incas, na região Andina da América do Sul. Hernán Cortez dominou os povos incas e conquistou a cidade de Machu Picchu, expandindo seus domínios por toda a região da América do Sul e posteriormente escravizando os indígenas.
b) Sobre os Astecas, onde hoje se localiza o México. Cortez chegou, no século XVI, à região. Embora numericamente inferior em número de soldados, que contava com cerca de 500 homens, dominou o Império Asteca, principalmente devido à superioridade bélica, como o uso de armas de fogo.
c) Sobre os Maias, na região Amazônica. A notícia sobre o enriquecimento dos colonizadores a partir dos produtos conhecidos como “Drogas do Sertão” despertou a cobiça de Hernán Cortez que organizou uma expedição para a região dominando os povos Maias.
d) Sobre os tupis-guaranis, no litoral brasileiro. A descoberta de ouro no Brasil, no final do século XVII, despertou o interesse espanhol, que financiou a ação dos colonizadores em terras brasileiros, como a exemplo de Cortez
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra B
Explicação:
. As expedições de Hernán Cortéz contra os astecas na região onde hoje se localiza o México foram marcadas pela extrema violência e brutalidade contra as populações nativas.
Em 1519, Hernán Cortez chega ao México, onde estava localizada a civilização asteca, dando início ao processo de colonização na região (alternativa b).
A expedição de Cortez destruiu o Império Asteca. Apesar de possuir um menor número de soldados, os espanhóis conseguiram superar estes povos porque possuíam maior desenvolvimento bélico (armas de fogo e aço), usavam cavalos em seus combates (maior agilidade para os combates).
Além disso, praticavam ataques noturnos, aproveitaram de rebeliões internas para abalar as estruturas do Império, os nativos também adquiriram doenças para as quais não possuíam resistência. Os espanhóis também fizeram alianças com tribos inimigas para lutarem juntos contra o Império.
Inicialmente os astecas não combateram os espanhóis porque acreditavam que eles eram deuses vindos do mar. Quando perceberam que não representavam divindades, já estavam sem tempo para uma reação.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/15172665