Os espanhóis chegaram ao continente americano em 1492, com o navegador genovês Cristóvão Colombo no comando das naus. Entretanto, a colonização só tomou fôlego com a descoberta dos metais preciosos nas áreas das grandes civilizações pré-colombianas, principalmente depois das expedições de Hernán Cortez. A ação e as consequências deste conquistador espanhol ocorreu sobre qual povo e em qual região do continente americano? *
1 ponto
a) Sobre os Incas, na região Andina da América do Sul. Hernán Cortez dominou os povos incas e conquistou a cidade de Machu Picchu, expandindo seus domínios por toda a região da América do Sul e posteriormente escravizando os indígenas.
b) Sobre os Astecas, onde hoje se localiza o México. Cortez chegou, no século XVI, à região. Embora numericamente inferior em número de soldados, que contava com cerca de 500 homens, dominou o Império Asteca, principalmente devido à superioridade bélica, como o uso de armas de fogo.
c) Sobre os Maias, na região Amazônica. A notícia sobre o enriquecimento dos colonizadores a partir dos produtos conhecidos como “Drogas do Sertão” despertou a cobiça de Hernán Cortez que organizou uma expedição para a região dominando os povos Maias.
d) Sobre os tupis-guaranis, no litoral brasileiro. A descoberta de ouro no Brasil, no final do século XVII, despertou o interesse espanhol, que financiou a ação dos colonizadores em terras brasileiros, como a exemplo de Cortez
2. Observe a imagem sobre a Batalha de Tepexic.

2. A imagem reproduzida anteriormente é uma cópia de uns dos 80 desenhos que constam no livro do Lienzo de Tlaxcala, uma obra feita por artistas indígenas da cidade de Tlaxcala no século XVI. Os desenhos representam a conquista espanhola sobre os povos Astecas, que habitavam a região do atual México. Com base na imagem e no conhecimento acerca da conquista e colonização espanhola sobre os Astecas, assinale a alternativa correta: *
1 ponto
a) O homem à cavalo, ao centro, é Hernán Cortez na Batalha de Tepexic. A Batalha marca a conquista da capital asteca, Tenochtitlán. Cortez chegou à região do Império Asteca no início do século XVI e dominou os povos que compunham o Império.
b) A imagem faz referências às Cruzadas. Cortez formou seu exército, que contava com guerreiros astecas, para lutar pela reconquista da cidade de Jerusalém que estava sob domínio muçulmano, porém, não obteve êxito na empreitada.
c) Embora tivesse a seu favor armas de fogo, canhões e soldados, a supremacia bélica não foi suficiente para que Hernán Cortez dominasse os povos Astecas. O conhecimento asteca sobre a região permitiu uma resistência e a não dominação dos espanhóis.
d) Não atingindo seu objetivo na primeira tentativa, Hernán Cortez, com o apoio da coroa espanhola, burgueses e da Igreja Católica, organizou diversas expedições militares com o objetivo de conquistar o Império Asteca, atingindo seu objetivo na segunda metade do século XVI.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) b
2) a
Explicação:
fiz no classroom
1) Os astecas viviam na região do México, foram colonizados pelos espanhóis através de muita violência, principalmente devido à superioridade bélica do colonizador (alternativa b).
Um dos fatores que contribuíram para a queda do império asteca foi a variedades de povos. Alguns não estavam satisfeitos com o domínio asteca sobre o seu povo e fizeram alianças com o colonizador para derrotar o império.
Outro fator importante foi a proliferação de doenças trazidas pelo colonizador, das quais os nativos não possuíam proteção, causando a morte de várias pessoas.
2) A imagem não foi carregada. Ela encontra-se anexo.
Através dela é possível identificar a presença de Hernán Cortez na Batalha de Tepexic (alternativa a).
Em volta do principal colonizador espanhol, estão os povos tlaxcaltecas, que insatisfeitos com o domínio asteca na região se aliaram a Hernán Cortez e marcharam sobre Tenochtitlán, capital do império na batalha que levou a conquista dos espanhóis sobre o império.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/3639508