Os espanhóis chegaram à América em 1492, numa expedição liderada pelo navegador genovês Cristóvão Colombo, a serviço dos reis católicos Fernando de Aragão e Isabel de Castela. (ver imagens abaixo). Após terem lutado e vencido a resistência das maiores sociedades ameríndias da época – Asteca e Inca – entre os anos de 1519 e 1534, os espanhóis tiveram que organizar formas de controle da população nativa e de exploração das riquezas que as novas terras ofereciam – sobretudo metais preciosos e produtos tropicais. Com estes objetivos, foi criado o sistema de capitulações. Explique o que era e como funcionava o sistema de capitulação implantado na América pelos espanhóis.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os espanhóis, logo após empreenderem um sangrento processo de dominação das populações indígenas da América, efetivaram o seu projeto colonial nas terras a oeste do Tratado de Tordesilhas. Para isso montaram um complexo sistema administrativo responsável por gerir os interesses da Coroa espanhola em terras americanas. Todo esse esforço deu-se em um curto período de tempo. Isso porque a ganância pelos metais preciosos motivava os espanhóis.
As regiões exploradas foram divididas em quatro grandes vice-reinados: Rio da Prata, Peru, Nova Granada e Nova Espanha. Além dessas grandes regiões, havia outras quatro capitanias: Chile, Cuba, Guatemala e Venezuela. Dentro de cada uma delas, havia um corpo administrativo comandado por um vice-rei e um capitão-geral designados pela Coroa. No topo da administração colonial havia um órgão dedicado somente às questões coloniais: o Conselho Real e Supremo das Índias.
Todos os colonos que transitavam entre a colônia e a metrópole deviam prestar contas à Casa de Contratação, que recolhia os impostos sob toda riqueza produzida.
Dei meu melhor .-.