Os esforços de Ferdinand de Saussure abriram os caminhos para o reconhecimento da linguística enquanto uma área da ciência. Dentre suas principais ideias consta a dicotomia langue/parole, na qual o autor distingue língua (o código escrito) e fala (a oralidade). Com isso, Saussure reconhecia que a oralidade e a escrita são processos que operam de maneiras distintas. PINGOELLO, Ivone; FURTADO, João Carlos Dias. Língua Portuguesa: Leitura, Produção de Texto e Literatura Infantil. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2020. A partir dessas considerações e com base nas discussões sobre oralidade e escrita, analise as afirmações a seguir. I. A escrita é uma técnica relacionada profundamente ao processo de urbanização, por isso, o uso da escrita se faz mais presente neste contexto do que no espaço rural. II. O ser humano desenvolve o domínio da fala naturalmente em seu cotidiano, em suas relações interpessoais, em um processo formativo menos incisivo em comparação ao da escrita. III. A oralidade e a escrita partem da necessidade humana de comunicar-se, de modo que todo ato comunicacional envolve a relação emissor/receptor. É correto o que se afirma em Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: II, apenas. Alternativa 3: III, apenas. Alternativa 4: I e II, apenas. Alternativa 5: II e III, apenas.
Soluções para a tarefa
Resposta: Alternativa 5: II e III, apenas
Explicação:
"A escrita tornou-se mais do que uma tecnologia, um conhecimento, tornou-se um bem cultural que foi e ainda é construído, E QUE É INDISPENSÁVEL PARA A VIDA EM QUALQUER AMBIENTE RURAL OU URBANO, pois permeia as mais diversas rela-ções
A fala é naturalmente aprendida no dia a dia de qualquer criança de forma natural; passa por um processo formativo, mas não tão incisivo quanto a escrita.
Notamos que tanto a escrita quanto a fala nascem da necessidade de comunicar-se com outrem. Esse princípio básico de comunicação (locutor/enunciador e um interlocutor/receptor) faz com que a comunicação se torne uma necessidade social, e por isso entendemos a importância que cada vez mais a escrita e a fala assumem nos tempos contemporâneos."
Página 23 do livro da disciplina "LÍNGUA PORTUGUESA: LEITURA, PRODUÇÃO DE TEXTO E LITERATURA INFANTIL" da Unicesumar