“Os escritores florentinos mostravam um grande apreço pela literatura de Cícero (106-43 a.C.), vendo nesta uma fonte intelectual e de sabedoria política prática. Particularmente, o conceito ciceroniano de virtù viria a influenciar, de maneira fundamental, o pensamento político e o debate público da Renascença, bem como o desenvolvimento do humanismo cívico, o qual atingiu nas reflexões políticas de Nicolau Maquiavel a sua maior complexidade” (GIRALDI, 2021, p. 26).
Referência
GIRALDI, Daniel Castro. História do Pensamento Político Moderno e Contemporâneo. Duque de Caxias: Ed. Unigranrio, 2021, 233p. ISBN 978-65-89635-61-1.
O fragmento acima faz menção às raízes conceituais do termo “virtù” no sentido em que ele foi empregado pelo pensador político renascentista Nicolau Maquiavel em suas obras. A respeito do entendimento de Maquiavel sobre o referido termo, pode-se afirmar que virtù corresponde:
a) Ao destino de um governante.
b) Às habilidades políticas de um governante.
c) À maldade de um governante.
d) À riqueza de um governante.
e) À sorte de um governante.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:B
Explicação:CONFIA!!!!
Respondido por
0
Resposta:
Explicação:
Perguntas interessantes
ENEM,
5 meses atrás
Física,
5 meses atrás
Biologia,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Geografia,
5 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Explicação:
A virtú deve ser vista como uma forma do livre-arbítrio do governante, sendo a principal variável na condução do principado.