Os escribas do Egito antigo ocupavam uma posição subalterna na hierarquia administrativa governamental frente à aristocracia burocrática. Sua posição social era inferior em relação aos conselheiros do Faraó, aos chefes da administração, à nobreza territorial, à elite militar e aos sacerdotes. Mas as características de seu ofício os afastavam de trabalhos forçados e das arbitrariedades das elites, que subjugavam e exploravam camponeses livres e escravos de origem estrangeira. Tal condição privilegiada se explicava: *
1 ponto
a) pelas possibilidades de ascensão social dos escribas que, em função do sucesso de suas carreiras, poderiam ocu¬par posições no alto escalão da administração pública.
b) por serem provenientes do meio social dos felás, campo¬neses livres, que investiam na formação educacional de seus filhos mais inclinados ao serviço público.
c) pelo domínio dos escribas dos segredos da escrita de¬mótica e dos hieróglifos, do cálculo e, por conseguinte, da organização das atividades da administração pública.
d) pelo domínio exclusivo dos escribas do idioma escrito, da matemática, da agrimensura e dos processos administra¬tivos em geral.
Soluções para a tarefa
A alternativa que retrata sobre a importância dos escribas no Antigo Egito, é a letra C.
Apesar dessa classe social não estar no topo da pirâmide social egípcia, os escribas eram de fundamental importância na época visto que, era a única classe social em que todos os representantes possuíam domínio pela escrita.
Por possuírem o domínio da escrita, os escribas eram responsáveis por trabalhar nos estoques de comida, projetos, financias da sociedade... Fatores que colaboravam com a organização da sociedade egípcia.
A escrita vigente nesse período eram os hieróglifos, que possuíam 2 mil símbolos ou seja, o ato de ler e escrever era extremamente difícil, valorizando assim o trabalho e importância dos escribas.
Para Saber Mais Sobre os Escribas acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/5253958
https://brainly.com.br/tarefa/30709322