História, perguntado por thuthuzin, 10 meses atrás

os escribas contavam com inumeros privilegios no egito antigo, dentre outra razoes, porque

Soluções para a tarefa

Respondido por ArthurRamos20
19



.

Os Escribas representavam uma classe de notório destaque no Antigo Egito, eram os responsáveis pela arte da escrita. Cabia a eles registrar todos os acontecimentos do Império Egípcio, além de desenvolver outras funções tais como arquivista, copista, contador ou secretário.


A sociedade no Antigo Egito era altamente hierarquizada e de difícil mobilidade. As pessoas normalmente estavam determinadas em seus nascimentos a pertencer a uma das classes sociais existentes. Isso porque na cultura da época as profissões e situações sociais eram transmitidas por hereditariedade, de pai para filho. Assim, esperava-se que o filho seguisse a profissão e o enquadramento social de seu pai.


Na pirâmide social do Império Egípcio ocupava o primeiro lugar, no topo, o Faraó. Este, que era o monarca, era considerado como descendente direto do deus Horus, desfrutando de um reconhecimento divino e respeitado por seus atos sagrados. Seus poderes eram ilimitados. Logo abaixo do Faraó na escala social estavam os Sacerdotes, estes eram encarregados dos rituais e das crenças religiosas. Por se tratar de uma sociedade extremamente atrelada à religião, os Sacerdotes desfrutavam de incríveis poderes e prestígio social. Em muitas ocasiões, os Sacerdotes dos templos mais importantes no Egito realizavam as ações que caberiam ao próprio Faraó.


Em terceiro lugar na sociedade egípcia estavam os Escribas, os quais eram conhecedores da leitura e da escrita. Dotados de amplos conhecimentos e respeitados pela grande importância no Império, os Escribas eram os encarregados de registrar todos os acontecimentos do Egito, além de escrever sobre a vida dos Faraós e redigir os documentos administrativos do Antigo Egito. Em último lugar, integrando a massa da população no Egito, estavam os agricultores e os trabalhadores desocupados, que não desfrutavam de privilégios e ainda eram sobrecarregados com os impostos exigidos pelo monarca.

Respondido por vanessafonntoura
13

Os escribas contavam com inúmeros privilégios porque ocupavam um lugar de destaque já que apresentavam conhecimentos sobre escrita demótica e hieróglifos.

Os escribas eram considerados como funcionários da realeza pois tinham como comando o governo e deveriam registrar aquilo que o superior ordenasse.

Os escribas usavam papiro ao descrever a vida dos faraós e registros necessários de cobranças dos impostos. Eles eram responsáveis também para copiar textos considerados sagrados.

Uma outra atividade feita por eles é o registro nas paredes que eram internas as pirâmides.

Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes