Os escolanovistas ficaram conhecidos também como Pioneiros da Educação Nova, pois produziram um documento chamado Manifesto dos Pioneiros da Educação, redigido por Fernando de Azevedo, no qual extravasaram o otimismo pedagógico e o entusiasmo pela educação. Traduz-se o pensamento contido no Manifesto em:
A)
O documento não teve impacto na Educação Brasileira, porque continha um indicador de rumos a serem seguidos e provocava sentimentos e atitudes que desgostavam a maioria dos intelectuais da época.
B)
O Manifesto colocou a educação como questão nacional, porém abaixo dos problemas econômicos nos planos de reconstrução do país, muito mais importantes à época do governo Vargas.
C)
Com o Manifesto, pela primeira vez afirmava-se, em alto e bom som, que era impossível desenvolver forças econômicas ou de produção sem o preparo intensivo das forças culturais e sem o desenvolvimento das aptidões voltadas à invenção e à iniciativa, que são fatores fundamentais à riqueza de uma sociedade.
D)
O Manifesto tratava sobre os deveres dos indivíduos em relação à educação e a necessidade do Estado tentar organizar os meios necessários para efetivar esse direito, talvez com um Plano Geral de Educação.
E)
O Manifesto estabelecia para o Estado algumas diretrizes, entre elas a separação de sexos entre alunos e a liberação de influências religiosas, políticas partidárias sobre o processo educacional.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa correta:
c) Com o Manifesto, pela primeira vez afirmava-se, em alto e bom som, que era impossível desenvolver forças econômicas ou de produção sem o preparo intensivo das forças culturais e sem o desenvolvimento das aptidões voltadas à invenção e à iniciativa, que são fatores fundamentais à riqueza de uma sociedade.
Explicação:
O Manifesto dos Pioneiros representou um elemento à frente de seu tempo, já que reverberou a importância da cultura, iniciativa e invenção, para se gerar novas produções de conhecimento (Alternativa C).
O que foi o Manifesto dos Pioneiros
Ao longo da história educativa, o Manifesto dos Pioneiros foi um grande divisor de águas, para se buscar novas concepções educativas.
Este documento identifica a importância da cultura, invenção e iniciativa, como formas de se gerar a riqueza de uma sociedade, principalmente como desenvolvimento integral educativo aos cidadãos.
Mais sobre Manifesto dos Pioneiros: brainly.com.br/tarefa/25366353
#SPJ2