Os engenhos constituíam verdadeiras fábricas, realizando todas as fases do processo de produção do açúcar em suas próprias instalações. Dentre as alternativas abaixo, qual indica uma informação incorreta sobre os engenhos de açúcar?
a) Após a colheita, a cana-de-açúcar era levada à moenda para sofrer o esmagamento de seu caule e a extração da garapa.
b) Em terras coloniais era produzido apenas um tipo de açúcar: o mascavo, de coloração escura. O açúcar branco era refinado na Europa, em virtude de ser direcionado aos consumidores desse continente.
c) As moendas funcionavam com o uso da tração animal, o trapiche, pois os gastos exigidos para a sua construção eram menores.
d) Os engenhos não estavam disponíveis em toda e qualquer propriedade que plantava cana-de-açúcar. Os fazendeiros que não possuíam um engenho eram geralmente conhecidos como lavradores de cana.
e) Além dessas unidades produtivas, um engenho também contava com construções utilizadas para o abrigo da população que ali vivia, como a Casa-grande e a Senzala.
Soluções para a tarefa
Resposta: Letra B
Explicação:
O refino também era realizado em terras coloniais portuguesas, sendo produzido aqui tanto o açúcar mascavo quanto o branco.
A respeito do período colonial é incorreto afirmar que era produzido apenas um tipo de açúcar: o mascavo, de coloração escura. O açúcar branco era refinado na Europa, em virtude de ser direcionado aos consumidores desse continente. Alternativa B.
O açúcar refinado era também produzido em terras brasileiras, esse processo ocorria em lugares chamados de casa de purgar, uma etapa final do processo, e o ouro branco era logo ensacado com destino à Europa.
A produção açucareira no Brasil foi tão expressiva que esse produto foi a primeira grande importante riqueza da colônia portuguesa. Graças a sua produção, surgiram algumas capitanias especializadas em açúcar.
Por meio da mão de obra escrava, seu lucro era certo; gastava-se pouco para produzir e vendia-se a preço de ouro.
Este link será útil:
https://brainly.com.br/tarefa/20708166
Bons estudos!