Os encostos de cabeça estão presentes na maioria dos veículos atuais, uma vez que existe uma grande possibilidade de que os ocupantes de um veículo fraturem seus pescoços no caso de uma colisão na traseira do automóvel. O princípio físico capaz de explicar a necessidade dos encostos de cabeça é o(a):
a) primeira lei de newton
b) segunda lei de newton
c) lei da ação e reação
d) teorema do empuxo
e) equilíbrio de forças
Soluções para a tarefa
O princípio físico capaz de explicar a necessidade dos encostos de cabeça é a Primeira Lei de Newton, também conhecida como Lei da Inércia. Alternativa A.
A primeira lei de Newton, também conhecida como princípio da inércia, afirma que todo corpo permanece em seu estado de repouso ou em movimento retilíneo e uniforme caso as forças que atuem sobre ele se anulem.
O que isso quer dizer num carro?
Quando estamos em um carro em movimento, nós estamos em movimento, durante uma parada brusca ou uma batida, o nosso corpo tende a continuar em movimento, levando a um movimento de chicote do nosso pescoço. O encosto de cabeça de veículos bloqueia ele movimento de chicote.
Antigamente os carros não possuíam esse encosto e em muitos acidentes os passageiros vinham a óbito devido a lesões na coluna vertebral ou ficavam gravemente feridos devido a esse movimento de chicote.
Veja mais sobre Leis de Newton em: https://brainly.com.br/tarefa/6025306
Resposta correta:
Alternativa A
O princípio físico capais de explicar necessidade dos encostos de cabeça é a primeira lei de Newton, também conhecida como princípio da inércia, que afirma que todo corpo tende a permanecer em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme caso a resultante das forças que agem sobre ele seja nula.
Como isso se aplica a um veículo:
Quando ocorre uma colisão traseira, a cabeça dos ocupantes tende a permanecer em repouso, na ausência do encosto de cabeça, o impacto sofrido pelo veículo pode resultar em danos à coluna cervical. Em outras palavras, o encosto de cabeça tem a função de evitar que a cabeça seja projetada para trás, o chamado "efeito chicote", que pode resultar em lesões graves e sequelas.