Os empresários e fabricantes que optam pela gestão da sustentabilidade estão buscando melhorias no negócio, garantia de qualidade, transparência nos processos e credibilidade para facilitar as negociações entre parceiros e mercados locais, regionais, nacionais e internacionais. Nesse contexto, a certificação e normatização são importantes para comprovar os atributos ambientais e socialmente responsáveis divulgados pelas empresas.
Considerando a relevância da normatização de processos na gestão da sustentabilidade, avalie as afirmações a seguir:
I- A ISO 26000 é uma diretriz internacional que orienta para a gestão da Responsabilidade Social.
II- A ISO 26000 é uma certificação internacional para a gestão ambiental.
III- A ABNT NBR 16001 é uma norma nacional de gestão da Responsabilidade Social, cuja instituição certificadora é o Inmetro.
IV- Na gestão da Sustentabilidade e Responsabilidade Social, as normas são de uso voluntário, isto é, não são obrigatórias por lei.
Assinale a sequência correta:
A V, V, F, F.
B V, F, V, F.
C V, F, V, V.
D F, V, F, V.
E F, F, V, V.
Soluções para a tarefa
Alternativa correta: C -(V-F-V-V) - 100%
A afirmativa I é verdadeira, pois o ISO 26000, selo criado em 2010, é uma certificação internacional de que o produto foi feito respeitando as condições sociais dos atores envolvidos, diminuindo os níveis de exploração.
A afirmativa II é falsa, pois o selo certifica a responsabilidade social (não foi usada mão de obra infantil, escrava e nem qualquer outra forma econômica predatória na confecção do produto.
A afirmativa III é verdadeira pois é uma norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), portanto, nacional, e certifica justamente a responsabilidade social.
A afirmativa IV é verdadeira, pois não há leis que exijam a responsabilidade social, sendo uma escolha ética do produtor e dos consumidores, que pode ser facilitado por medidas como os selos citados.
É correta a alternativa C.