Os elementos diretamente relacionados com a mensuração da posição patrimonial e financeira são os ativos, os passivos e o Patrimônio Líquido. Estes são definidos como segue: (a) ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade; (b) passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos; (c) Patrimônio Líquido é o interesse residual nos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos.(RIBEIRO, 2018, pág. 40)
A contabilidade dispõe seus elementos conforme a liquidez que apresentam. Assim, os itens vencíveis em menor prazo, aparecerão primeiro no Balanço Patrimonial. Esta disposição se dá tanto no grupo do Ativo, quanto no grupo do Passivo.
Diante do contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Segundo a legislação vigente, ao organizarmos os registros ocorridos na empresa durante o período contábil para compor o Balanço Patrimonial, a ordem que os elementos do ativo não circulante devem aparecer é: realizável a longo prazo, imobilizado, intangível e investimentos.
PORQUE
II. No grupo do Ativo não Circulante os subgrupos: realizável a longo prazo, imobilizado e intangível devem apresentar bens de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da sociedade e do seu empreendimento.
A respeito dessas asserções e a relação proposta entre elas, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a.
As asserções I e II são proposições falsas.
b.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
c.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
d.
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
e.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
Soluções para a tarefa
Resposta:
b) passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos
Explicação:
a) ERRADA – Segundo a norma, ativo é o recurso controlado pela entidade como resultado de evento passado e não futuro
b) CORRETA – está em conformidade com a estrutura conceitual.
c) ERRADA – Segundo a norma – interesse residual nos ativos depois de deduzidos (e não acrescidos) todos os seus passivos.
d) ERRADA– não está em conformidade com o conceito de ativo. Segundo a norma Ativo é ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade;
e) ERRADA – Passivo compreende a origem dos recursos e não as aplicações.