Os elementos constituintes da psicomotricidade são: esquema corporal, estruturação espacial, estruturação temporal, coordenação dinâmica geral, coordenação motora fina, lateralidade e equilíbrio. Porém, consideramos que a criança se constrói por inteiro, de forma integrada; sendo assim, ao trabalhar com um dos elementos, estaremos ao mesmo tempo desenvolvendo outros.
MIRANDA, Maria Gorethe de Vasconcelos; LOPES, Mara Cecília Rafael de. Desenvolvimento Psicomotor na Infância. Maringá-Pr: UniCesumar, 2017.
Sobre os elementos constituintes da psicomotricidade analise as afirmativas abaixo:
I. Lateralidade é a prevalência dominante de um dos lados do corpo, direito ou esquerdo, no que diz respeito à mão, pé, olho e ouvido.
II. A estruturação espacial não é um dado importante para o desenvolvimento do indivíduo. Pois, ela permite apenas o movimento e o reconhecimento do espaço.
III. O esquema corporal implica a percepção e o controle do próprio corpo, ou seja, a percepção de sensações relativas a esta ou aquela parte do corpo, ligadas como um todo.
IV. A estruturação temporal necessita do movimento corporal e estrutura-se conjuntamente com as outras noções. Por não ser palpável, a noção de tempo se torna mais complexa para o entendimento da criança.
As afirmações I, II, III e IV são respectivamente:
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
I, III e IV estão corretas.
Evidencia-se a importância de diversos fatores constituintes da psicomotricidade, como a lateralidade, estruturação espacial, estruturação temporal e esquema corporal.
Dessa forma, todos devem ser desenvolvidos para a psicomotricdade efetiva, devendo ser papel do educador físico, garantir que os fatores acima sejam estimulados corretamente por exercícios específicos, evitando quaisquer tipos de atrofias motores.
Respondido por
9
Resposta:
V, F, V, V.
Explicação:
Perguntas interessantes