Os eixos estruturadores Projetos Societários, Projetos Profissionais e Projeto Ético Político trazem subsídios para compreensão dos aspectos históricos, teórico-metodológico e práticos que levaram a categoria profissional a construir o seu Projeto Ético-Político articulado com os interesses da classe trabalhadora.
SIKORSKI, Daniela; BERNARDO, Rafaela Cristina. Ética Profissional. Maringá: Unicesumar, 2016.
Considerando os eixos estruturadores do Projeto Ético Politico, analise as afirmações abaixo.
I- Os projetos societários exprimem a construção de uma sociedade ideal, de acordo com os interesses em disputa e partindo da contradição existente na relação entre o capital e trabalho.
II- Diante da concorrência entre Projetos Societários antagônicos, verificou-se que, no Brasil, o desenvolvimento histórico do Serviço Social não está relacionado aos interesses políticos, econômicos e sociais dos projetos em disputas.
III - Nos projetos societários, há necessariamente uma dimensão política que envolve relações de poder. Essa questão coloca o Estado como mediador da relação entre capital e trabalho e, de acordo com um determinado Projeto Societário, manifesta no terreno político as relações de poder.
IV- Os Projetos Profissionais são construídos por um sujeito coletivo, ou seja, a categoria profissional, e deve obrigatoriamente envolver todos sujeitos que dão instrumentalidade à profissão.
V- O Projeto Ético-Politico do Serviço Social é um Projeto Profissional articulado com um projeto societário de manutenção da ordem societária e exige pensar na profissão no âmbito dos conflitos de classes, para alcançar uma sociedade justa, dependente e democrática.
É correto o que se afirma em:
Alternativa 1: I e III, apenas.
Alternativa 2: I, II e IV, apenas.
Alternativa 3: I, III e IV, apenas.
Alternativa 4: I, II, III e V, apenas.
Alternativa 5: II, III, IV e V, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
resposta: Alternativa 2.
I, II e IV apenas.
conferido pelo livro.
izabelem:
I,III,IV
Respondido por
3
Resposta: Alternativa c
I, III e IV
Explicação: págs 109, 110 do livro de Ética profissional
Perguntas interessantes