Ed. Física, perguntado por andressa813, 1 ano atrás

os efeitos do sono sobre os adolescentes

Soluções para a tarefa

Respondido por pavaga1
3
1 Problemas de saúde mental

Um estudo de quase 28.000 estudantes do ensino médio, publicado no início deste ano no the Journal of Youth and Adolescence, descobriu que cada hora de sono perdida está associada a um risco 38% maior de se sentir triste ou desesperado e um aumento de 58% das tentativas de suicídio. Adolescentes que dormem uma média de seis horas por noite também são três vezes mais propensos a sofrer de depressão, segundo umestudo de 2010.

“A privação do sono e a depressão andam de mãos dadas entre os adolescentes. Em vez de dar-lhes apenas medicamentos, prefiro dar-lhes a chance de dormir melhor e muito mais. A intervenção dos pais pode fazer a diferença. Uma pesquisa mostrou que jovens cujos pais definem os horários de ir para a cama são significativamente menos propensos a sofrer de depressão ou a ter pensamentos suicidas”, conta o médico.

2 Problemas de aprendizagem e de comportamento

Cerca de um em cada quatro adolescentes vai para a cama depois de 23:30, durante a semana, entre aqueles que apresentam um desempenho pior na escola e experimentam um maior sofrimento emocional. Adolescentes que não dormem o suficiente são também mais propensos a serem desatentos, impulsivos, hiperativos e desobedientes.

“Não é surpresa que adolescentes que não durmam o suficiente não apresentem o melhor comportamento acadêmico e social. Nós sabemos que a privação do sono faz com que os adolescentes tenham um pior desempenho cognitivo e emocional. Por quê? Porque o sono suporta os processos cerebrais que são fundamentais para o aprendizado, a memória e o controle das emoções. À noite, o cérebro  consolida as informações adquiridas durante o dia, tornando a informação mais fácil de ser recuperada mais tarde”, explica o neurologista.

3 O uso e abuso de substâncias

A relação entre a privação de sono e o abuso de drogas na adolescência é uma via de mão dupla, a privação de sono aumenta o risco de uso de drogas e a dependência e o uso de drogas provoca problemas de sono.

“Um estudo descobriu que para cada 10 minutos de atraso no horário em que um adolescente vai para a cama, há um aumento de 6% nas chances de que ele tenha usado álcool ou maconha, no mês anterior, enquanto outra pesquisa mostrou que os distúrbios do sono previram questões relacionadas com o abuso de bebidas e drogas”, informa o médico.

4 Maior risco de obesidade

A privação de sono também pode ter um efeito negativo, a longo prazo, sobre a saúde física de uma pessoa jovem. A má qualidade do sono é associada ao diabetes e ao risco de obesidade para os adolescentes.

“Estudantes do ensino médio que são privados de sono podem estar em maior risco de diabetes e obesidade na idade adulta, e entre os adolescentes que já são obesos, não dormir o suficiente podeaumentar o risco de desenvolver diabetes mais tarde. Entre os adolescentes que já sofrem de diabetes, a privação de sono pode agravar seus problemas de saúde. A pesquisa mostrou que os adolescentes com diabetes tipo 1 podem ter mais problemas para dormir, e que a insônia, por sua vez, faz com que as dificuldades para regular o açúcar no sangue sejam maiores”, destaca Willian Rezende.


andressa813: obrigada
PedroSantosSiveira: aúde mental

OBG!
Perguntas interessantes