Os efeitos do destreinamento físico podem ocorrer em situações nas quais o atleta é afastado do treinamento por causa de lesão ou mesmo férias, ou quando o atleta entra na fase de transição do ciclo de treinamento físico. EVANGELISTA, F. S.; BRUM, P. C. Efeitos do destreinamento físico sobre a “performance” do atleta: uma revisão das alterações cardiovasculares e músculo-esqueléticas. Rev. paul. Educ. Fís., v.13, n.2, p.239-49, 1999. Considerando apenas o Princípio da reversabilidade do treinamento físico, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I - Os benefícios à saúde promovidos pelas adaptações fisiológicas geradas pelo exercício físico regular são reversíveis. PORQUE II - Quando o exercício físico é descontinuado, o organismo se readéqua fisiologicamente, as condições anteriores a prática que estava sendo realizada com regularidade
Soluções para a tarefa
As afirmativas I e II estão corretas, e a afirmativa II é uma justificativa correta da I.
Em se tratando do principio da reversibilidade do treinamento físico, observa-se que a afirmativa I descreve corretamente a forma como organismo pode se readaptar ao destreinamento físico.
Da mesma forma, a afirmativa II mostra que quando o exercício físico é descontinuado, diversas alterações fisiológicas são evidenciadas e presentes no organismo, muitas vezes podendo retornar ao estado de sedentarismo.
Resposta: 1 e 2 falso
Explicação:
Os efeitos fisiológicos positivos e os benefícios à saúde advindos do treinamento físico regular são reversíveis. Quando os indivíduos descontinuam o exercício (destreinamento), a capacidade de exercício diminui e os benefícios do exercício/treinamento são perdidos.