Os efeitos de sentido alcançados por um texto dependem das escolhas, feitas pelo autor, de cada palavra e expressão. Por consequência, também ao bom leitor deve haver a habilidade essencial de se entender que toda palavra é única e que há diferenças em se dizer, por exemplo, “ele gritou: fogo” e “ele avisou: fogo”. Leia o texto, atentando-se no contexto e nos efeitos de sentido dos termos. […] − Mahpeiker – disse Scirina −, como pôde este homem entrar em meus aposentos? És, por acaso, cúmplice dele? A aia, ofendida com essa suspeita, jurou que nunca me vira e, mesmo que quisesse favorecer-me em minha audácia inaudita, como poderia burlar a vigilância dos guardas que rodeiam o castelo? E como teria podido abrir as vinte e quaro portas de aço, seladas com as armas do rei, para trazer-me até ali? Na verdade, não sabia explicar como pudera eu vencer todos aqueles obstáculos […]. As mil e uma noites: contos árabes. Tradução de Ferreira Gullar. Rio de Janeiro: Revan, 2010. No texto foi destacado o verbo que o autor utilizou para fazer referência à fala da aia. O uso do verbo jurar (A) indica que a aia não havia ficado tão ofendida quanto pareceu. (B) marca que o dizer da aia relaciona-se à suspeita do narrador. (C) poderia ser substituído sem perda de sentido pelo termo “comentou”. (D) revela que não havia convicção na fala da aia.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra
´´a``
Explicação:
A alternativa correta é a letra A: O uso do verbo jurar (A) indica que a aia não havia ficado tão ofendida quanto pareceu.
O autor começa o texto falando sobre a importância do contexto no uso das palavras.
O autor fala sobre a história da Aia, que afirma que não conhecia o homem que entrou no quarto da princesa.
Porém o narrador diz que de forma irônica que ela foi responsável por abrir as portas de aço que eram fechadas com as armas do rei.
A verdade da história é que o homem entrou no quarto da princesa de forma silenciosa e a Aia não tinha nada a ver com a situação, por isso se sentiu injustiçada.
A questão é sobre o conto O Mercador e o Gênio.
Veja a interpretação de outro conto em https://brainly.com.br/tarefa/24947266
Abraços!