Biologia, perguntado por andreaganzert49, 4 meses atrás

Os efeitos da epinefrina (adrenalina) e da norepinefrina (noradrenalina) são mediados pelas suas ações sobre duas classes de receptores: os receptores alfa e beta adrenérgicos. Os receptores α são subdivididos em receptores α1 e α2, enquanto os receptores β são subdivididos em receptores β1, β2 e β3. Indique a alternativa correta:


A.
a) Os receptores α2 medeiam a contração do músculo liso nos vasos sanguíneos e no trato geniturinário e aumentam a glicogenólise.


B.
b) Os receptores α2 medeiam o relaxamento do músculo liso no trato gastrintestinal e a vasoconstrição de alguns vasos sanguíneos


C.
c) Os receptores β1 medeiam um aumento na frequência e na força de contração do miocárdio e inibem a lipólise e a liberação de renina.


D.
d) Os receptores β3 medeiam o relaxamento do músculo liso nos brônquios, nos vasos sanguíneos, no trato geniturinário e no trato gastrintestinal.


E.
e) Os receptores β1 aumentam a gliconeogênese e a glicogenólise hepáticas, a glicogenólise muscular e a liberação de insulina e de glucagon.

Soluções para a tarefa

Respondido por pamellacosta06
3

Resposta:

LETRA B Os receptores α  2 medeiam o relaxamento do músculo liso no trato gastrintestinal e a vasoconstrição de alguns vasos sanguíneos.

Respondido por lmcp
1

Resposta: B.

Os receptores α2 medeiam o relaxamento do músculo liso no trato gastrintestinal e a vasoconstrição de alguns vasos sanguíneos.

Explicação: Os receptores α1 medeiam a contração do músculo liso nos vasos sanguíneos e no trato geniturinário e aumentam a glicogenólise. Os receptores α2 medeiam o relaxamento do músculo liso no trato gastrintestinal e a vasoconstrição de alguns vasos sanguíneos, além de diminuir a secreção de insulina. Os receptores β1 medeiam um aumento na frequência e na força de contração do miocárdio e estimulam a lipólise e a liberação de renina. Os receptores β2 medeiam o relaxamento do músculo liso nos brônquios, nos vasos sanguíneos, no trato geniturinário e no trato gastrintestinal. Os receptores β3 aumentam a gliconeogênese e a glicogenólise hepáticas, a glicogenólise muscular e a liberação de insulina e de glucagon.

Perguntas interessantes