Os edificios da Praça dos Três Poderes representam os poderes supremo da República, quais são eles e o que fazem cada um deles?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Executivo
Como o próprio nome já indica é aquele que executa as leis e cuida da administração do Estado nos níveis federal, estadual e municipal.Ou seja, no Brasil, estamos falando, respectivamente, do Presidente da República e seus Ministros, dos governadores dos 26 estados (mais o do Distrito Federal) e seus secretários, além de todos os prefeitos e secretários municipais.
No âmbito federal, o Presidente da República tem outras atribuições importantes, como fazer nomeações para cargos expressivos.
É o caso dos diretores do Banco Central, do procurador-geral e do advogado-geral da República, entre outros.
No âmbito estadual, os governadores devem se preocupar em seguir a legislação própria de seus estados, aprovada inicialmente pela Assembleia Legislativa.
Já no âmbito municipal, como a própria Constituição do Brasil assegura, cada município tem autonomia para seguir a sua própria organização.
Com isso, os prefeitos devem desenvolver projetos cujo objetivo é assegurar aos cidadãos educação, saúde, lazer, segurança, transporte e cultura de qualidade.
Legislativo
O Poder Legislativo é quem se preocupa com a criação, modificação e aplicação das leis.
Além disso, é encarregado de fiscalizar de perto o Poder Executivo e suas ações.
De forma prática, é quem toma conta das questões político-administrativas e financeiro-orçamentárias.
Ou seja, o Legislativo verifica como o governo está sendo administrado, mas também não se descuida do dinheiro público, sempre de olho se as contas e os relatórios apresentados estão de acordo com as normas.
O poder legislativo também é dividido nos âmbitos federal, estadual e municipal.
E cada um deles deve prezar por valores como transparência, eficiência, legalidade, moralidade e impessoalidade.
Judiciário
Se tem um poder que executa e segue as leis e outro que as cria e modifica, falta um para julgar, certo? Esse é o Judiciário.
O poder judiciário tem como principal missão interpretar as leis, ou seja, colocar tudo aquilo que está escrito em letras frias e miúdas em um contexto.
Evidentemente, todas as interpretações feitas pelos membros do judiciário devem estar previstas na Constituição Brasil.
Explicação:
Quase certeza que é isso