Os economistas clássicos forneceram a melhor análise do mundo econômico até a sua época, ultrapassando, de longe, as análises dos mercantilistas e dos fisiocratas. Eles lançaram a base da economia moderna como uma ciência social e as gerações que se seguiram se beneficiaram de suas intuições e conquistas. Várias das "leis" clássicas são hoje ensinadas como "princípios" econômicos em livros didáticos de economia básica. Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A escola clássica pressupõe a total liberdade da ação dos indivíduos no ambiente de mercado, de modo que as interferências externas ao mercado são consideradas maléficas, principalmente aquelas oriundas do Estado.
Porque
II. A doutrina clássica conhecida como liberalismo econômico, que tem suas bases como liberdade pessoal, propriedade privada, iniciativa individual, empresa privada e interferência mínima do governo é considerada o contexto histórico para as ideias clássicas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
O liberalismo econômico é a doutrina clássica criada por Adam Smith, que é considerado o pai do liberalismo. Nele se afirma que a mão invisível do mercado seria capaz de controlar as maiores mudanças sociais e no próprio mercado, sem necessidade da intervenção estatal.
Ainda, o Estado deveria garantir somente as liberdades e o mínimo de regulação, pois o mercado seria capaz de suprir todas as outras demandas.
A alternativa correta é a 2.
Perguntas interessantes