Os dosímetros termoluminescentes (TLDs) sãoutilizados para a monitoração da dose de radiaçãorecebida pelos indivíduos ocupacionalmenteexpostos (IOE). As leituras dos dosímetros individuaissão relacionadas com a leitura do dosímetro padrãodo serviço, o qual deve ser armazenado em local ondenão há exposição à radiação, somente à radiaçãonatural do local (radiação de fundo).Em relação às características e à aplicação dos TLDs,é correto afirmar queA os TLDs são considerados equipamentos deproteção individual (EPI) e o seu uso se faznecessário para atenuação da dose de radiaçãoespalhada no profissional monitorado.B do ponto de vista de proteção radiológica, o IOEque tiver dois empregos nos quais desenvolvaatividades que usem radiações ionizantes, deveráter distintos TLDs: um para cada instituição detrabalho.C do ponto de vista de proteção radiológica, oprofissional não deve ficar exposto ao feixeprimário de radiação, e, caso isso seja necessário,o TLD deve ficar fora da região do campo deradiação.D quando a leitura do TLD do profissional acusarabaixo do nível de referência (ANR), isso indicaque o dosímetro padrão do serviço de radiologiafoi exposto a uma dose de radiação inferior aonível de radiação natural do local.E os TLDs devem ser fixados na região torácicado profissional monitorado e sua leitura deveser feita mensalmente em laboratório dedosimetria com o densitômetro óptico; o seuuso é individualizado e obrigatório durante todaa jornada de trabalho, não podendo um mesmoTLD ser usado por diferentes profissionais
#ENADE
Soluções para a tarefa
O termo IOE significa Indivíduo Ocupacionalmente Exposto, e serve para designar aquelas pessoas que trabalham com radiação e estão, por isso, expostos a este tipo de elemento. Estas pessoas precisam receber proteções adequadas para que desempenhem suas funções com o menor prejuízo possível.
Um TLD, ou seja, dosímetro termoluminescente, é um equipamento que serve para realizar a leitura dose de radiação que os indivíduos OE recebem em seus espaços de trabalho. Através da leitura deste equipamento é possível observar os riscos aos quais está submetido o profissional.
Podemos afirmar que, se um profissional IOE estiver trabalhando em diferentes empregos, deve ter dois TLDs diferentes, de modo a garantir a independência das análises dos riscos.
Assim, podemos dizer que está correto o que traz a alternativa B, abaixo reproduzida:
B. do ponto de vista de proteção radiológica, o IOE que tiver dois empregos nos quais desenvolva atividades que usem radiações ionizantes, deverá ter distintos TLDs: um para cada instituição de trabalho.