. os donos de uma quitanda utilizavam uma balança de dois pratos para determinar a massa dos alimentos vendidos. observe as seguintes medições feitas representadas nas ilustrações abaixo. analise as frases a seguir, assinalando v para as verdadeiras e f para as falsas. ( ) o abacate possui massa de 0,5 quilograma; o melão, massa de 1,5 quilograma e o cacho de uva, massa de 0,1 quilograma. ( ) considere que um cliente pediu 0,5 quilograma de uva. para atender ao pedido, bastaria o comerciante adicionar mais quatro pesos-padrão idênticos em um dos pratos da balança. ( ) se dois abacates com massas iguais aos da ilustração fossem colocados em um dos pratos da balança e o melão no outro, os pratos se equilibram. ( ) para atender ao pedido de 200 gramas de castanha de um cliente, é preciso retirar um peso-padrão. marque a alternativa que apresenta a ordem correta: * 1 ponto f, v, f, f. v, f, f, f. v, v, f, f. f, f, v, f.
Soluções para a tarefa
Resposta:
As aternativas das questões são V, F, F e F
Ao verificar a balança descobre o "peso" de cada fruta, sendo:
Abacate = 0,5kg
Melão = 1,5kg
Cacho de uva = 0,1kg
Castanha não tem como obter o valor exato, visto que a balança não está em equilíbrio
> A alternativa que condiz que os valores do abacate, melão e cacho de uvas, respectivamente 0,5 kg, 1,5kg e 0,1kg é verdadeira.
> O "peso" do cacho de uva equivale a 0,1 kg, sendo assim ao pedir 0,5kg de uvas serão necessários a 5 cachos de 0,1kg, logo a alternativa é falsa.
> Ao colocar dois abacates em um prato (0,5kg +0,5kg) o valor total será de 1kg e o melão no outro prato com o "peso" de 1,5 kg, o "peso" maior será dado no prato do melão, dessa forma não se equilibrará, dessa maneira a alternativa é falsa.
> De acordo com a balança D não temos como obter o "peso" da castanha, já que os pratos não estão em equilíbrio, logo é falsa.
Explicação:
Bons estudos.