Os dois textos apresentam o café como tema central . Entretanto, pode-se afirmar que ..
Soluções para a tarefa
Parece que você se esqueceu do colocar os textos e as alternativas. Os textos seguem em anexo, e as alternativas são:
(A) O Texto I é a imagem de uma xícara de café fumegante, construída com palavras escolhidas ao acaso; o Texto II é uma entrevista sobre os efeitos do café.
(B) O Texto II é uma notícia de jornal sobre os mitos e as verdades dos efeitos causados pelo café; o Texto I é uma poesia sobre a xícara de café.
(C) O Texto II é uma notícia sobre a dor de cabeça resultante do hábito de tomar café com muita frequência; o Texto I é uma narrativa sobre o café.
(D) O Texto I é uma poesia sobre o café, construída por meio de imagem e de palavras; o Texto II é uma entrevista jornalística sobre o café.
(E) O Texto II é uma entrevista com uma professora da UFLA sobre os malefícios do consumo excessivo de café.
Resposta: Alternativa D.
>> O Texto I é uma poesia sobre o café, construída por meio de imagem e de palavras; o Texto II é uma entrevista jornalística sobre o café.
O Texto I é uma poesia concreta sobre o café, em que o autor utilizou palavras e imagens para transmitir a mensagem. Já o Texto II reproduz a entrevista de uma especialista em café sobre os benefícios e malefícios dessa bebida.
Avaliando os outros itens:
(A) O erro está em dizer que, no texto I, as palavras foram escolhidas ao acaso. O poema do Texto I é construído com muito cuidado nas escolhas das palavras que o compõe: o vapor que sai do café quente é uma quadra com versos rimados, com palavras que descrevem o café sendo coado em um bule. Essa quadra é separada do desenho da xícara por uma linha que é uma frase em prosa, enquanto o contorno da xícara é uma frase interrogativa sobre o sabor do café, cujo ponto de interrogação representa sua alça.
(B) O erro está em dizer que o Texto II é uma notícia de jornal, quando na verdade é uma entrevista; e em dizer que o Texto I é uma poesia sobre a xícara de café, quando na verdade trata-se de uma poesia sobre o próprio café.
(C) O erro está em dizer que o Texto II é uma notícia, quando na verdade é uma entrevista; e em dizer que o Texto I é uma narrativa, quando na verdade é uma poesia.
(E) O erro está em dizer que Texto II é uma entrevista sobre os malefícios do consumo excessivo de café apenas, quando na verdade a entrevista também trata dos benefícios que essa bebida tem.