os dois tercetos do texto 2 constituem uma alegoria contra a vaidade humana
Soluções para a tarefa
Olá,
Estamos nos referindo ao texto de Gregório de Matos "Que és terra Homem, e em terra hás de tornar-te".
A) quando a vaidade assopra e "incha o pano". o ser humano deve ter em vista que na "proa" tem a terra; por isso o eu lírico recomenda; "amaina e ferra".considerando o contexto do poema, explique as imagens observadas nos trechos destacados.
Resposta: quando Gregório de Matos diz "incha o pano", ele está a referir-se do ego, ou seja, o ego humano é inflado, fruto da sua vaidade, do desejo de ser e parecer mais glorioso do que realmente é. Ao referir-se a a proa também encontra a terra, ele diz que o homem encontra seus limites, D'us e a morte. Por fim, em "amaina e ferra" o verbo "amainar" significa calar, abaixar, isto é, o homem deve calar seu ego e manter-se sereno.
B) conclua: segundo o eu lírico, de que modo o ser humano pode se livrar dos perigos da vaidade?
Resposta: na visão do eu lírico, para o ser humano se livrar dos perigos da vaidade é preciso reconhecer sua insignificância e pequenez, ou seja, o homem precisa ter a humildade. A humildade é uma qualidade que descreve perfeitamente o tom utilizado por Gregório de Matos e haja contra a vaidade, apequenando-se diante de D'us.
Abraços!