História, perguntado por ruivaduda22, 5 meses atrás

Os dois partidos que atuaram na política Brasileira nesse período formaram-se, ainda, durante o período regencial . Quais eram esses partidos e como eles se defendiam?

Soluções para a tarefa

Respondido por MissSpencer
1

Resposta:

Os dois partidos que atuaram na política brasileira nesse período formaram-se durante o Período Regencial e eram conhecidos como Partido Conservador e Partido Liberal. A disputa pelo poder realizada por conservadores e liberais era intensa e tinha impactos negativos para a política brasileira, pois gerava muita instabilidade.

Defendiam o voto censitário (por rendas), que excluía politicamente os mais pobres. - Este grupo era composto, principalmente, por membros da elite agrária brasileira (grandes fazendeiros). - Os moderados eram favoráveis à continuidade do regime monárquico no Brasil.

Explicação:

Ambos partidos tinham leves diferenças de posição ideológica e de classe em que se apoiavam. Conservadores eram partidários de uma grande centralização do poder nas mãos do imperador, enquanto os liberais defendiam uma maior autonomia local para as províncias. Nesse sentido, as historiadoras Lilia Schwarcz e Heloísa Starling falam que conservadores sustentavam-se na aliança da burocracia com o grande comércio e a grande lavoura de exportação,e os liberais, em profissionais liberais urbanos unidos à agricultura de mercado interno.

Apesar disso, uma crítica muito forte à atuação dos dois partidos e que já era realizada na época é a de que as divergências entre os liberais e conservadores eram quase inexistentes. Também se dizia, à época, que não havia nada mais parecido com um conservador do que um liberal no poder.

Perguntas interessantes