Inglês, perguntado por Liesen, 4 meses atrás

"Os dois aspectos que fundamentaram e definiram a linguagem na teoria saussuriana - o de língua e o de fala - foram produtivos, embora tenham sido reinterpretados, modificados, alargados em toda a linguística de nosso tempo. Na teoria saussuriana - ao menos na versão dada no Curso de linguística geral (clg) - há uma importante distinção entre objeto e matéria da linguística (cf. capítulos ii e iii da Introdução do clg). A matéria é o dado empírico, compreendendo fatos fisiológicos, psíquicos, sociológicos, instituídos por uma coletividade. Os fenômenos que constituem a matéria da linguística são muito diversos, o que torna impossível a construção de uma ciência porque, ao se escolher um aspecto, o linguista corre o risco ou de ser parcial, ou de deformar a realidade, compartimentando-a, isolando fenômenos que talvez não pudessem ser entendidos separadamente. Para evitar essa dificuldade, Saussure opta por um objeto - a língua como sistema de signos - que não é uma parte do dado, mas que representa um aspecto privilegiado dos fenômenos" (BARBISAN; FLORES, 2009, p. 120). Um dos movimentos mais importantes de Saussure na delimitação do objeto da linguística moderna consiste na separação entre linguagem, língua e fala. Sobre o conceito de LÍNGUA, assinale a alternativa CORRETA:

a) Compreende as combinações pelas quais o falante realiza o código e o mecanismo psicofísico que as possibilita.

b) É, ao mesmo tempo, um produto social da faculdade da linguagem e um conjunto de convenções necessárias adotadas pelo corpo social para permitir o exercício dessa faculdade nos indivíduos.

c) Consiste em uma faculdade inata aos seres humanos, que os permite aprender uma língua.

d) Trata-se do uso individual que o ser humano faz da língua. Portanto, possui variações de acordo com seu uso.

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Respondido por SrSatan
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Resposta:

b) É, ao mesmo tempo, um produto social da faculdade da linguagem e um conjunto de convenções necessárias adotadas pelo corpo social para permitir o exercício dessa faculdade nos indivíduos.

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