Os documentos de identificação individual podem ser analisados sob a perspectiva dos estudos weberianos a respeito da sociedade moderna. Sobre essa análise, assinale a alternativa correta. a) A ação racional com relação a valores é o tipo conceitual que explica o uso do CPF, uma vez que se refere às riquezas do indivíduo. b) A adoção de documentos de identificação pessoal corresponde aos interesses dos indivíduos pelo prestígio social. c) A identificação pelo CPF é um exemplo de imitação e de ação condicionada pelas massas, fenômenos comuns na sociedade moderna. d) CPF e documentos pessoais fortalecem o processo de desburocratização das estruturas racionais de dominação. e) O uso do CPF é uma ação dotada de sentido, isto é, compreensíveis pelos demais indivíduos envolvidos na situação.
Soluções para a tarefa
Respondido por
122
Para Weber a sociedade moderna era o fruto de um processo de ampla burocratização de diversos dos seus setores, de modo que ela funcionava, na prática, por meio de uma série de aparelhos burocráticos que servem para manter o status quo social e garantir o respeito à ordem social estabelecida.
Neste sentido, é correta a alternativa E, pois todas as demais ou representam de maneira equivocada a função do CPF (cujo objetivo real é catalogar e acompanhar cada um dos cidadãos) ou interpretam equivocadamente as teorias de Weber sobre a sociedade moderna.
Respondido por
25
Resposta:
e) O uso do CPF é uma ação dotada de sentido, isto é, compreensível pelos demais indivíduos envolvidos na situação.
Explicação:
geekie
Anexos:
Perguntas interessantes
Contabilidade,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Informática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás