Os dispositivos de proteção são responsáveis pela proteção dos condutores e equipamentos que fazem parte de um circuito elétrico. Entre os dispositivos de proteção mais utilizados estão os disjuntores termomagnéticos e os fusíveis. A seguir serão apresentadas as características desses dispositivos:
I – Permitem o religamento logo após a ocorrência das sobrecorrentes, sem necessidade de substituição do dispositivo;
II – Utilizam dois dispositivos internos, um relé térmico e um relé magnético;
III – Interrompem a circulação de corrente pela fusão de uma parte dimensionada para tal função.
Analise as características descritas de I a III e as associe aos disjuntores termomagnéticos (D) e os fusíveis (F).
Escolha uma:
a. I - D, II - F, III - F.
b. I - D, II - D, III - F.
c. I - F, II - D, III - F.
d. I - F, II - D, III - D.
e. I - D, II - F, III - D.
Soluções para a tarefa
Resposta:
RESPOSTA CORRETA:
I - D, II - D, III - F.
Explicação:
Os disjuntores termomagnéticos atuam protegendo contra correntes de sobrecarga e curto-circuito. Esses dispositivos são os mais utilizados em instalações residenciais e comerciais devido ao fato de permitirem o religamento logo após a ocorrência das sobrecorrentes, sem a necessidade de substituição do equipamento. O princípio de funcionamento do disjuntor termomagnético é baseado na atuação de dois dispositivos internos, o relé térmico e o relé magnético.
Já os fusíveis atuam interrompendo a circulação de corrente pela fusão de uma parte dimensionada para tal função, parte esta denominada de elo fusível.
Desta forma, as alternativas I e II estão associadas às características de disjuntores termomagnéticos e a alternativa III está associada às características dos fusíveis.