Os diretores de pesquisas quase sempre têm concentrado seus esforços em busca de bolsas para seus pesquisadores, tanto professores quanto alunos. E nisso dispendem quase todo o seu tempo de trabalho. Muitas vezes quem ocupa essa posição são pesquisadores com alguma experiência em produção científica, mas com praticamente nenhuma experiência ou formação técnica em gestão. E o resultado é quase sempre o mesmo: ineficiência. O que os diretores de pesquisas desconhecem é a lógica de funcionamento de qualquer organização. Desconhecem que toda organização precisa produzir alguma coisa que seja do interesse do seu ambiente de atuação. Então a primeira coisa que todo diretor de pesquisas deve saber é o que o ambiente tem como necessidade e que sua organização pode suprir. É desse levantamento que vai depender todo o desdobramento do seu plano de ação. Sabendo quais são os produtos (conhecimentos, metodologias, produtos, serviços, patentes, registros de propriedade intelectual, inovações, empresas de base tecnológica, dentre inúmeros outros) que o ambiente necessita, a etapa seguinte é fazer o levantamento interno para saber quem são os pesquisadores, grupos de pesquisadores, grupos de pesquisas e campi que podem produzir esses produtos e suprir as necessidades do ambiente. Com pesquisadores e grupos de pesquisadores identificados com os produtos/serviços de que o ambiente externo precisa, a etapa seguinte é a elaboração de um plano de produção ou plano de operações cuja finalidade é garantir o suprimento das necessidades do ambiente. Evidentemente que o plano deve apontar, pelo menos, os objetivos a serem alcançados, os produtos e serviços que serão criados, as estratégias que serão executadas, os projetos para cada produto ou serviço, os recursos necessários para garantir a produção dos serviços e produtos, os indicadores institucionais e operacionais de desempenho e as métricas necessárias para a mensuração dos resultados. Adaptado de http://www.ogirassol.com.br/opiniao/diretor-de-pesquisas Tendo em vista o contexto acerca das funções do diretor de pesquisa pode-se observar que: I. O plano de produção serve de apoio para projetar os níveis de produção, de estoques, de recursos humanos, de máquinas e instalações necessários para atender à demanda de qualquer tipo de bem ou serviço, incluindo pesquisa acadêmica. II. Assim como em qualquer organização, na pesquisa também, uma vez definidos os critérios de desempenho geral, pode-se definir o desempenho esperado pela produção elaborando-se assim um plano de longo prazo, o plano de produção. III. As informações necessárias (recursos, previsão de demanda, políticas alternativas e dados de custos) para elaborar um plano de ação numa organização produtiva são irrelevantes para elaborar um plano de ação para pesquisa. Assinale a opção correta:
A Somente a afirmação I é correta
B Somente a afirmação II é correta
C Somente as afirmações I e II são corretas
D As afirmações I, II e III são corretas
Soluções para a tarefa
Respondido por
33
CSomente as afirmações I e II são corretasDe acordo com o tema 2 da Aula teórica 3, acerca de Plano de Produção.
Respondido por
13
A alternativa C) é a correta.
O plano de produção é composto pelas estratégias que a empresa irá adotar para produzir seus produtos ou prestar seus serviços, sendo possível criar diferentes tipos de planos de acordo com as necessidades de produção.
O plano de produção ao nível de vendas é o plano de produção eu adota o conceito just in time de produção, ou seja, só é produzido o que o mercado espera, é uma forma de diminuir o uso de estoques.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Contabilidade,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Ed. Técnica,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás