Os direitos fundamentais, presentes na Constituição Federal de 1988, já constavam na Declaração Universal de Direitos de 1948, da qual o Brasil é signatário. Ainda, o ensino obrigatório é dos quatro aos dezessete anos, por meio da Emenda Constitucional nº 59/09. A criança deve ser matriculada na pré-escola aos quatro anos e cursar os catorze anos de escolaridade obrigatória no Brasil. LOPES, M. C. R.; OLIVEIRA, C. M.; SOUZA, V. F. M. Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica. Maringá: Unicesumar, 2018. Considerando a Constituição Federal de 1988 – Art. 208, analise as afirmações acerca das ações que devem ser garantidas pelo Estado em relação à educação. I. Acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um. II. Progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao Ensino Superior. III. Progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao Ensino Médio. IV. Oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando. V. Educação Infantil em creche às crianças de até 7 (sete) anos de idade. É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa I, III e IV.
Explicação:
I. Acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um. VERDADEIRO.
II. Progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao Ensino Superior. FALSO, a obrigatoriedade se da ao Ensino Medio.
III. Progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao Ensino Médio. VERDADEIRO
IV. Oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando. VERDADEIRO
V. Educação Infantil em creche às crianças de até 7 (sete) anos de idade. FALSO, a educacao infantil se da as criancas de ate 5 anos.
Apenas I, III e IV estão corretas.
O ensino superior acontece após o término da fase regular do aluno, ou seja, antes de ingressar na graduação ele é preparado brevemente em todas as áreas científicas básicas, e, no ensino médio tem um desenvolvimento voltado para provas como o vestibular por exemplo, onde a partir daí ele terá oportunidade de cursar essa nova fase.
O ensino superior foi desenvolvido para formar um profissional em algum campo científico ou acadêmico, onde o mesmo poderá atuar após a conclusão de todas as fases.