Os dinossauros foram répteis que ocuparam a Terra por milhões de anos. Havia espécies herbívoras e carnivoras. Porém,
há cerca de 65 milhões de anos, eles desapareceram repentinamente. A teoria mais aceita é a de que um grande asteroide
se chocou com a Terra fazendo com que uma quantidade imensa de poeira cobrisse o céu durante meses, reduzindo mui-
to a quantidade de luz do Sol que atingia a superfície. Com isso, grande parte da vegetação morreu, resultando na falta
de alimento para os herbívoros, comprometendo, assim, as relações alimentares dos dinossauros e levando-os à extinção
Explique como o exemplo citado no texto comprova a estreita relação entre os elementos bióticos e abióticos de um
ecossistema. A sua explicação deve finalizar argumentando por que todos os dinossauros foram extintos e não somen-
te os herbívoros.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Antes de tudo, devemos saber qual a diferença entre os fatores bióticos e abióticos:
Fatores bióticos: são os fatores vivos presentes no ecossistema, como bactérias, protozoários, fungos, plantas e animais.
Fatores abióticos: são os fatores não vivos presentes no ecossistema, como luminosidade, salinidade, umidade, pH, temperatura, etc.
Nesse contexto, percebemos que um importante fator abiótico, a luminosidade, tornou-se escasso devido à poeira que cobria o céu, impedindo que os raios solares chegassem efetivamente à crosta terrestre. Dessa forma, os vegetais, que são seres autótrofos fotossintetizantes (são capazes de produzir o seu próprio alimento - glicose (C6H12O6) - através de fatores abióticos - luminosidade, CO2, água e sais minerais) foram extremamente prejudicados. Portanto, sem a presença de luminosidade, os vegetais não foram capazes de sobreviver por muito tempo, uma vez que eram impedidos de fazer o processo de fotossíntese.
A decadência dos vegetais provocou um colapso na teia alimentar dos seres vivos, especialmente dos dinossauros, que dividiam-se em herbívoros, carnívoros e onívoros. Logo, sem a presença do primeiro nível trófico (plantas), os herbívoros e os onívoros ficaram sem essa fonte de alimentação, provocando a morte de uma grande parcela desses dinossauros.
Isso causou um colapso ainda maior, pois os dinossauros carnívoros alimentavam-se de seres herbívoros, inclusive de outros dinossauros. Dessa forma, outra grande parcela de dinossauros acabou morrendo por falta de alimento.
Em virtude dos fatos mencionados, podemos concluir que o equilíbrio de um ecossistema depende significativamente dos fatores bióticos e abióticos interagindo harmonicamente.
Resposta:No final do período Cretáceo ocorreu a extinção dos dinossauros e de diversas outras espécies de animais e plantas. Existem muitas teorias sobre essa extinção em massa de organismos vivos, e uma delas é a de que certos movimentos sofridos pelos continentes provocaram mudanças nas correntes marítimas e também no clima do planeta. Isso fez a temperatura baixar, o que causou invernos mais rigorosos, consequentemente levando ao desaparecimento dos seres vivos que habitavam a Terra.