os dicionários podem ser Gerais de língua ou especializados classifique as características a seguir em
Soluções para a tarefa
Explicação:
Geralmente, entende-se por dicionário um inventário de lexemas de uma língua natural, dispostos numa ordem convencional, habitualmente a alfabética, que, tomados como denominações, são dotados, quer de definições, quer de equivalentes parassinonímicos.
A essa definição, podem ser acrescentadas algumas características. O dicionário é uma práxis, um "objeto manufaturado" que corresponde às exigências de informação e de comunicação de uma sociedade. Mais que um livro de consulta, que apresenta informações em ordem alfabética, o dicionário é um ponto de referência entra a língua e a ciência e também entre a língua e a cultura, pois tem como objeto de seu discurso "o que se diz da língua e da cultura".
O dicionário, enquanto material de consumo imprescindível tem implicações comerciais e socioculturais. Não há dicionários sem ideologia, pois a definição de palavras implica, necessariamente, uma posição teórica e ideológica. Consciente ou inconscientemente, a seleção do corpus, a conceituação de determinadas lexias, mas sobretudo os exemplos, revelam a ideologia, definem ética e estéticamente o lexicógrafo. Os exemplos formam um conjunto de pontos de vista sobre o mundo que deixa transparecer a ideologia da comunidade com a qual o lexicógrafo se identifica. O lexicógrafo é o intermediário entre os leitores e a sociedade e seus enunciados têm força de lei, no entanto, na maioria dos casos, desaparece no anonimato, confundindo-se com a comunidade que representa.
Acredito que você esteja falando sobre o material do 8.o ano da Positivo, se sim:
(G) Apresenta informação gramatical sobre o termo, acepções e expressões produzidas com a palavra.
(G/E) Há informação sobre a origem do vocábulo.
(E) Explora palavras relacionadas a um tema, assunto ou área do conhecimento; os verbetes são mais amplos e aprofundam as informações sobre o assunto.