Sociologia, perguntado por dudadapper66831, 1 ano atrás

Os diagramas abaixo ilustram a frequência percentual de indivíduos com diferentes tamanhos de bico, para duas espécies de tentilhões (gênero Geospiza) encontradas em três ilhas do arquipélago de Galápagos, no oceano Pacífico. As frequências de indivíduos com bicos de diferentes profundidades (indicadas pelas setas) são mostradas para cada espécie, em cada ilha. Sabendo-se que ambas as espécies se alimentam de sementes, indique a interpretação correta para os resultados apresentados. a) Trata-se de um exemplo de cooperação entre as duas espécies, que procuram por alimento juntas, quando estão em simpatria. b) Trata-se de um exemplo de deslocamento de caracteres resultante de competição entre as duas espécies na situação de simpatria. c) Trata-se de um exemplo de predação mútua entre as espécies, levando à exclusão de G. fuliginosa na ilha Daphne, e de G. fortis na ilha Los Hermanos. d) Trata-se de um caso de repulsa mútua entre as duas espécies, sendo mais perceptível nas ilhas Daphne e Los Hermanos.

#UNICAMP

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por bryanavs
1

A alternativa correta é a letra b)  Trata-se de um exemplo de deslocamento de caracteres resultante de competição entre as duas espécies na situação de simpatria.

Vamos aos dados/resoluções:  

É sabido que há um exemplo clássico de simpatria nessa questão. E este processo ocorre quando as duas espécies que estão no mesmo habitat, conseguem viver juntas em equilíbrio com os mesmo recursos.  No entanto, através dos gráficos, percebemos que houve uma seleção diversificadora, mostradas através dos fenótipos extremos que foram completamente selecionados positivamente.  

Dessa forma, a resposta correta está na letra na ilha de Santa Maria, as duas espécies vivem juntas (simpatria) havendo um processo de seleção disruptiva ou diversificadora, onde indivíduos de fenótipos extremos são selecionados positivamente.

espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)

Perguntas interessantes