ENEM, perguntado por Carlosandre410, 9 meses atrás

"Os determinantes da globalização podem ser agrupados em três conjuntos de fatores: tecnológicos, institucionais esistêmicos."GONÇALVES, Reinaldo. Globalização e Desnacionalização. São Paulo: Paz e Terra, 1999."A ortodoxia neoliberal não se verifica apenas no campo econômico. Infelizmente, no campo social, tanto no âmbito dasidéias como no terreno das políticas, o neoliberalismo fez estragos ( ... ).SOARES, Laura T. O Desastre Social. Rio de Janeiro: Record, 2003."Junto com a globalização do grande capital, ocorre a fragmentação do mundo do trabalho, a exclusão de grupos humanos, o abandono de continentes e regiões, a concentração da riqueza em certas empresas e países, a fragilização damaioria dos Estados, e assim por diante ( ... ). O primeiro passo para que o Brasil possa enfrentar esta situação é parar demistificá-la."BENJAMIM, Cesar & outros. A Opção Brasileira. Rio de Janeiro: Contraponto, 1998.Diante do conteúdo dos textos apresentados acima, algumas questões podem ser levantadas.1 - A que está relacionado o conjunto de fatores de "ordem tecnológica"?2 - Considerando que globalização e opção política neoliberal caminharam lado a lado nos últimos tempos, o que defendemos críticos do neoliberalismo?3 - O que seria necessário fazer para o Brasil enfrentar a situação da globalização no sentido de "parar de mistificá-la"?A alternativa que responde corretamente às três questões, em ordem, é:(A) revolução da informática / reforma do Estado moderno com nacionalização de indústrias de bens de consumo / assumirque está em curso um mercado de trabalho globalmente unificado.(B) revolução nas telecomunicações / concentração de investimentos no setor público com eliminação gradativa de subsídios nos setores da indústria básica / implementar políticas de desenvolvimento a médio e longo prazos que estimulem acompetitividade das atividades negociáveis no mercado global.(C) revolução tecnocientífica / reforço de políticas sociais com presença do Estado em setores produtivos estratégicos /garantir níveis de bem-estar das pessoas considerando que uma parcela de atividades econômicas e de recursos éinegociável no mercado internacional.(D) revolução da biotecnologia / fortalecimento da base produtiva com subsídios à pesquisa tecnocientífica nas transnacionais /considerar que o aumento das barreiras ao deslocamento de pessoas, o mundo do trabalho e a questão social estãocircunscritos aos espaços regionais.(E) Terceira Revolução Industrial / auxílio do FMI com impulso para atração de investimentos estrangeiros / compreenderque o desempenho de empresas brasileiras que não operam no mercado internacional não é decisivo para definir o graude utilização do potencial produtivo, o volume de produção a ser alcançado, o nível de emprego e a oferta de produtosessenciais.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
1

O conjunto de fatores de ordem tecnológica está relacionado a revolução tecnocientífica. Os críticos defendem um reforço das políticas sociais, bem como um estímulo da atividade produtiva, de modo a adentrar mercados ainda fechados.

A) revolução da informática / reforma do Estado moderno com nacionalização de indústrias de bens de consumo / assumir que está em curso um mercado de trabalho globalmente unificado.

Falso. A revolução da informática não encontra-se isolada no cenário mundial. Ela é parte da revolução tecnocientífica, como se verá abaixo, na alternativa correta.

(B) revolução nas telecomunicações / concentração de investimentos no setor público com eliminação gradativa de subsídios nos setores da indústria básica / implementar políticas de desenvolvimento a médio e longo prazos que estimulem a competitividade das atividades negociáveis no mercado global.

Falso. Embora seja parte importante do processo de revolução tecnocientífica, o setor das telecomunicações não encerra a totalidade do fenômeno do neoliberalismo, de acordo com a visão do autor da questão que estamos a responder.

(C) revolução tecnocientífica / reforço de políticas sociais com presença do Estado em setores produtivos estratégicos /garantir níveis de bem-estar das pessoas considerando que uma parcela de atividades econômicas e de recursos é inegociável no mercado internacional.

Correto. A revolução tecnocientífica é parte fundamental do fenômeno de crescimento e expansão das atividades econômicas de grande proporção, e acabam promovendo, quando submetidas a um modelo neoliberal, o prejuízo das políticas sociais, que são exigidas pelos críticos, de modo a garantir uma melhor qualidade de vida aos indivíduos.

(D) revolução da biotecnologia / fortalecimento da base produtiva com subsídios à pesquisa tecnocientífica nas transnacionais /considerar que o aumento das barreiras ao deslocamento de pessoas, o mundo do trabalho e a questão social estão circunscritos aos espaços regionais.

Falso. A revolução da biotecnologia é também parte do processo de revolução tecnocientífica.

(E) Terceira Revolução Industrial / auxílio do FMI com impulso para atração de investimentos estrangeiros / compreender que o desempenho de empresas brasileiras que não operam no mercado internacional não é decisivo para definir o grau de utilização do potencial produtivo, o volume de produção a ser alcançado, o nível de emprego e a oferta de produtos essenciais.

Falso. Embora o FMI seja importante em vários sentidos, essa não é uma das principais demandas dos indivíduos preocupados com a questão social no mundo neoliberal, de acordo com a visão da questão.

Saiba mais sobre neoliberalismo:

https://brainly.com.br/tarefa/18331292

Respondido por trabalhosacademico
5

Resposta:

Revolução tecnocientífica / reforço de políticas sociais com presença do Estado em setores produtivos estratégicos / garantir níveis de bem-estar das pessoas considerando que uma parcela de atividades econômicas e de recursos é inegociável no mercado internacional.

Perguntas interessantes