OS DESAFIOS POLÍTICOS CONTEMPORÂNEOS
1ª parte- Aula de 14/10
Neste período, estaremos abordando o tema acima epigrafado, com base no livro “ Filosofia- experiência do pensamento “ de Silvio Gallo.
É importante considerar que toda abordagem não é para analisar questões de candidatos ou de partidos, mas uma reflexão filosófica, onde você poderá analisar as implicações políticas contemporâneas, ou seja, atualizadas, a fim de que , enxergue este tempo, como este tempo se apresenta na abordagem filosófica dos autores em questão, que evidentemente poderá até discordar,mas para fazê-lo é preciso de argumentação e bases que sustentem seu olhar.
É nesta direção que acreditamos que será interessante e proveitoso uma analise sobre questões políticas no mundo de hoje.
VIVEREMOS HOJE SOB A FORMA DO IMPÉRIO?
Segundo o filósofo Antonio Negri, por causa de todas as transformações que a sociedade tem sofrido, especialmente ao longo do século XX, os conceitos clássicos da política já não nos servem .Sua teses central é que, sobretudo com o processo de globalização que se consolidou nas últimas décadas daquele século, a noção de soberania, centrada no Estado -nação, passou por um processo de declínio.
Para ele , assim como para outros filósofos contemporâneos, já não vive mos na era moderna, e sim numa fase posterior, a pós-moderna. Essa nova situação se caracteriza por uma forma diferente de soberania, já não centrada no Estado nacional, mas formada por uma redede organismos nacionais e supranacionais, como empresas e organizações políticas e sociais, articuladas segundo uma mesma regra. A soberania pós-moderna está centrada na produção biopolítica ( termo emprestado de Foucault), que corresponde a produção da vida social, abarcando os planos econômico, político e cultural, que se atravessam e se completam.
O império e a fabricação de uma “ordem mundial “
Se no período moderno o Estado- nação representa a soberania, no pós- moderno a forma política da soberania é o império, segundo Negri. Não se trata de uma alusão aos impérios antigos, como o romano. O termo também não se refere à ideia de imperialismo- ação política e econômica de um país que visa a exercer dominação política, econômica e cultural sobre outros países.
Para Negri , o conceito de império pós-moderno se distingue por quatro características principais, sintetizadas a seguir:
No império não há fronteiras. Ele atua de modo global, abarcando todo o mundo, independentemente das fronteiras nacionais;
O império não resulta de um processo histórico de conquistar que o tenha consolidado- ou seja, o conceito de império é supra histórico. E como se tivesse fora da história;
No império, o exercício do poder não se limita ao plano político, estendendo-se a todas as esferas sociais. Ele governa a vida social como um todo, pois opera ela biopolítica;
O império está sempre dedicado a paz, ainda que sua prática seja fazer a guerra.O projeto político globalizado é um projeto de paz entre as nações, uma vez que são todas parte de um mesmo organismo político. Porém,ainda que esse organismo seja comum, podem surgir conflitos, e cabe ao império combatê-los por meio da guerra, de modo a que esteja todos alinhados no mesmo projeto. “
1.De acordo com o texto acima o conceito de Estado- nação não está mais na direção do Estado nacional. Como é visto agora?:
2.A partir da leitura dos quatro pontos considerados como questões principais, como é o império no dias atuais? ( para responder, você tem duas formas; a primeira escolha um dos quatro pontos considerados e explique o que entendeu; a segunda é fazer um resumo concentrado dos quatro itens apresentados- é mais difícil, porém é possível):
3.Para você refletir: O poder paralelo ( das facções)- como você analisa esse poder com base no texto acima ?:
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Resposta:
a noção de soberania.
Explicação:
de nada.
Respondido por
1
Resposta:a noção de soberania.
Explicação:
Perguntas interessantes