OS DESAFIOS DA ESCOLA DO SÉCULO XXI: POLÍTICAS PÚBLICAS E A INDISCIPLINA
Um dos temas verificados em nossas aulas foi a “Indisciplina” e como o amparo na legislação vigente nas políticas públicas pode nos auxiliar a lidar com tais desafios. Sobre isso, verificamos um estudo realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) entre 2008 e 2013, que apontou que o Brasil é número um em mau comportamento no mundo todo. Essa pesquisa foi realizada em 34 países, e o Brasil foi o país que apresentou os números mais preocupantes em relação à “indisciplina”.
Para termos uma noção mais precisa a respeito das proporções do problema da “indisciplina” em nosso país, verificamos que a pesquisa indicou que são os professores brasileiros que gastam mais tempo em sala de aula para manter a “ordem” e poder iniciar o conteúdo. A pesquisa diz que, em 2008, 18% dos professores entrevistados alegavam gastar muito tempo para iniciar as aulas por conta da falta de ordem. Já em 2013, esse número subiu para 20%, enquanto, segundo a pesquisa, a média dos demais países está em 13% dos docentes com esse relato. Na mesma pesquisa, mais de 60% dos professores entrevistados no Brasil relataram ter mais de 10% dos seus alunos com problema de comportamento. Segundo a pesquisa, a indisciplina é generalizada no Brasil, ao contrário do que muitos imaginam, “os números de estudantes com mau comportamento são quase os mesmos nas escolas públicas ou particulares, a diferença foi de apenas três pontos (REVISTA EDUCAÇÃO, 2016, p. 1).
Enfim, diante desse contexto tão complexo encontrado no chão da escola brasileira, o que verificamos é que o desafio da prática docente está cada vez maior, uma vez que o professor não pode se limitar apenas a mera “apresentação de conteúdos”. Ou seja, a postura didática do professor, o domínio e o amparo legal de sua área será cada dia mais necessário diante da realidade da escola no Brasil, seja pública ou privada, como observado na pesquisa da OCDE.
REVISTA EDUCAÇÃO. Mau comportamento dos alunos é maior no Brasil, diz estudo. OCDE 2016. Disponível em: Acesso em: 22/03/2019.
Agora, tendo como base as informações apresentadas nessa breve introdução, escreva um uma análise de 15 a 30 linhas buscando discutir o que se pede a seguir. Lembre-se: não utilize informações de senso comum. Você pode retomar pontos abordados durante a aula, pode acessar à pesquisa da OCDE na íntegra e deve ter como base o nosso material de estudo, a fim de manter a discussão dentro do campo das Políticas Públicas.
1- Você fará uma análise após assistir o seguinte vídeo:
ALUNO agride professora. APLB e secretário se indignam com o caso. Itabuna Urgente. Santos, São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 14 mar. 2019.
Para o exercício dessa análise, você irá se colocar no lugar dos profissionais envolvidos, como se a situação tivesse ocorrido com você. E o objetivo dessa análise é justificar a necessidade da contenção física do aluno que apresentou um comportamento que colocava em risco a integridade física das pessoas ao seu redor e da sua própria.
Lembre-se de utilizar a legislação vigente, enquanto políticas públicas, na hora de elaborar a sua análise. A seguir, algumas sugestões de Artigo que podem ser utilizados.
Art. 18. É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor (Lei 8.069/90 – ECA).
Art. 70. É dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente (Lei 8.069/90 – ECA).
Art. 225. Este capítulo dispõe sobre crimes praticados contra a criança e o adolescente, por ação ou omissão, sem prejuízo do disposto na legislação penal (Lei 8.069/90 – ECA).
Obs.: para análise, escreva um texto corrido, descritivo, de 15 a 25 linhas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Os desafios da escola no século XXI: Políticas publicas e a indisciplina.
As políticas públicas não vem tendo tanta eficiência para as escolas, uma vez que pode - se ver cada vez desvio de verbas e baixas taxas de educação.
Nesse sentido, se faz necessário que os profissionais da educação inovem em prol da educação.
Além disso, pode - se citar a indisciplina por parte de alunos, o que se dificulta o processo educacional como um todo.
Dessa forma, deve - se fazer uso da educação inclusiva com fundamentos em práticas pedagógicas apropriadas para por meio disso poder se desenvolver um ambiente educacional melhor e justo para todos.
Bons estudos!
Perguntas interessantes