os desafios da educação nas prisões são diversos, principalmente quando tratamos da sua constituição enquanto uma política pública educacional para jovens e adultos presos. em relação a "educação prisional", analise as afirmações a seguir: i - o censo penitenciário nacional (brasil apud portugues, 2009) mostra que no brasil há atualmente 423 mil pessoas cumprindo pena de encarceramento e que 70% delas não possuem o ensino fundamental completo. ii - a educação nas prisões, por não apresentar-se neutra, deve ter uma opção político-pedagógica, que se desvincule dos processos de adaptação dos indivíduos presos e firmar-se como um espaço de emancipação nos interstícios das contradições presentes no sistema prisional. iii - o processo de escolarização depara-se com contradições entre educar para a subjugação ou para a resistência.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) I, II e III.
Explicação:
Resposta:
I, II e III
Explicação:
O censo penitenciário nacional (BRASIL apud PORTUGUÊS, 2009) mostra que no Brasil há atualmente 423 mil pessoas cumprindo pena de encarceramento e que 70% dessas não possuem o Ensino Fundamental completo.
A prisão é uma instituição social que serve como um local de cumprimento de pena, que apresenta regras e funciona como instrumento de controle.
[...]
O processo de escolarização depara-se com contradições entre educar para a subjugação ou para a resistência. A Educação nas prisões, por não se apresentar neutra, deve ter uma opção político-pedagógica que se desvincule dos processos de adaptação dos indivíduos presos e firmar-se como um espaço de emancipação nos interstícios das contradições presentes no sistema prisional.