Os dentes incisivos de mamíferos são utilizados para cortar o alimento. Os caninos são utilizados para furar a presa e são geralmente, ausentes nos herbívoros, que não têm necessidade de subjugar seus itens alimentares, mas são usados em sinais sociais e podem ser retidos de muitas maneiras. Os pré-molares perfuram e dilaceram o alimento e os molares quebram a comida em finas partículas. Todos os mamíferos herbívoros enfrentam um problema similar com seus dentes, o da durabilidade. A durabilidade da dentição não é um problema para a maioria dos vertebrados, os quais substituem continuamente os seus dentes. Mas todos os mamíferos herdaram a condição de difiodontia (um único conjunto de dentes de substituição) de seu ancestral original. A difiodontia era, provavelmente, essencial para a oclusão precisa nos primeiros mamíferos, mas ela cria um problema, pois a dentição adulta deve durar por toda a vida. Os herbívoros enfrentam um problema à parte, pois os vegetais são mais abrasivos do que as demais formas de alimento. Fonte: Adaptado de Pough et al. (2008) A vida dos Vertebrados. Página: 561 03 A partir das informações do texto, avalie as afirmações seguintes: IT 1 Assim como em porcos e morsas, os elefantes possuem caninos modificados. Os machos utilizam estes caninos não para alimentação, mas para defesa do território contra outros machos e defesa contra predadores. IL A hipsodontia foi a maneira encontrada pelos mamíferos herbívoros para tornar sua dentição mais durável. Neste processo a coroa do dente se estende profundamente na mandíbula. Uma consequência disso foi que os olhos em animais pastadores deslocaram-se para trás para acomodar estes dentes com coroas mais altas. IL Por ser mais estendida, a coroa dos dentes de mamíferos hipsodontes não se desgasta. Entretanto, quando ocorre a perda de um dente nos hipsodontes, não há reposição. IV. Em animais ungulados (ex. Zebras), além da hipsodontia, ocorre a extensão da camada de cemento para recobrir o esmalte do dente e atrasar o seu desgaste. V. Uma característica comum entre seres humanos, primatas, porcos e guaxinins é a presença de molares bunodontes.
Soluções para a tarefa
Com relação a característica dos dentes dos mamíferos, as alternativas I, II e V estão corretas.
Vamos entender melhor.
Dentes dos mamíferos
Os dentes são apêndices mineralizados presentes na boca dos mamíferos que possuem função de extrema importância na caça, mastigação e digestão.
O aparecimento dos dentes dos mamíferos está relacionado com o aumento da atividade metabólica. Isso influenciou diretamente na alimentação, permitindo que esses animais pudessem consumir uma gama maior de alimentos e aproveitando melhor dos nutrientes.
Devido a isso, os ancestrais dos mamíferos já apresentavam os dentes inseridos nas cavidades da mandíbula.
Os dentes dos mamíferos podem ser incisivo, canino, molar e pré-molar; apresentando variações de tamanho e morfologia entre os grupos.
Esses animais podem ser classificados como:
- Braquidonte: apresentam dentes molares com a coroa pouco desenvolvida. Ex: humanos
- Bunodontes: dentes molares apresentam pontas arredondadas e pouco desenvolvidas. Ex: onívoros
- Lofodontes: os molares apresentam cristas longas de esmalte dentário dispostos em posição transversal. Ex: roedores.
- Selenodontes: os molares possuem cristas longas de esmalte dentário dispostos em posição longitudinal. Ex: artiodáctilos (camelo, girafa etc).
- Hipsodontes: os dentes molares apresentam coroa bem desenvolvida. Ex: cavalos
- Secodontes: os dentes molares apresentam pontas pontiagudas e cortantes. Ex: carnívoros
Aprenda mais sobre Dentição em: brainly.com.br/tarefa/6403204
#SPJ1