Os debates sobre a existência e o caráter de uma Filosofia.
Soluções para a tarefa
Resposta: Em linhas gerais, podemos dizer que existem duas variantes do estudo filosófico: uma voltada para a História da Filosofia, que se dedica a analisar a produção canônica do pensamento filosófico mundial, e uma outra que visa ao aprendizado das metodologias filosóficas, o qual não prescinde do entendimento da História da Filosofia.
Em suma, podemos dizer que a Filosofia, para pegar uma referência em Deleuze, é um estudo dos conceitos. Já para Kant, a Filosofia é uma maneira de se estabelecer uma crítica do conhecimento. Para filósofos antigos, como Sócrates, e modernos, como Descartes, o saber filosófico deve ser feito por meio de uma busca, muitas vezes rigorosa, pelas definições puras e imutáveis que buscam por uma verdade universal.
Ao passo que para Nietzsche, filósofo contemporâneo, não existem verdades universais, mas existem perspectivas e genealogias que moldam o que chamamos de verdade. Para os pensadores que se dedicaram a estudar a teoria do conhecimento, a Filosofia deve buscar entender como é possível o entendimento.
Já para os metafísicos, a Filosofia seria a busca pelo “ser” e pelas “essências” das coisas. Para a Filosofia Política, o pensamento filosófico deve abordar questões do mundo real que dizem respeito à política, à ética e à vida em sociedade.
Então, como foi dito, é impossível apresentar uma resposta pronta e definitiva sobre o que é filosofia. Nesse ponto, acrescentamos também que o campo de atuação dos filósofos é vasto, não havendo uma única atividade que não possa ser considerada como atividade filosófica.
Explicação: