ENEM, perguntado por drikausinsk3157, 11 meses atrás

Os debates cada vez mais freqüentes sobre escândalos nos maisdiversos setores da sociedade e, em particular, na esfera política,repõem o velho tema da relação entre a ética e a política. Em suaobra O Príncipe, Maquiavel busca uma solução para essaproblemática. De acordo com as reflexões desse autor sobre essaquestão, assinale a opção correta.A Os ditames da moralidade convencional podem significar a ruínado príncipe. Assim, a qualidade exigida do príncipe que desejamanter-se no poder é, sobretudo, a sabedoria de agir conforme ascircunstâncias.B As qualidades do príncipe devem ser bondade, honestidade ecapacidade de cumprir suas promessas, conforme rezam osmandamentos da virtude cristã.C O príncipe não deve encontrar os fundamentos de seu poder naforça e nos vícios. A virtu está precisamente na capacidade demanter a prudência, a sabedoria e o respeito dos governados.D A atividade política exige virtu e fortuna. A virtu refere-se àbondade; a fortuna, exclusivamente ao acúmulo de bensmateriais.E Na política, os fins não justificam os meios.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
4

.A Os ditames da moralidade convencional podem significar a ruína do príncipe. Assim, a qualidade exigida do príncipe que deseja manter-se no poder é, sobretudo, a sabedoria de agir conforme as circunstâncias

O Príncipe de Maquiável não segue a linha da moralidade convencional, isto porque, as atitudes de bondoso, honesto, a capacidade de cumprir promessas poderia atrapalhar o seu desejo de se manter no poder.

Dessa forma, o interessante é que esse Príncipe tome decisões a partir das circunstâncias apresentadas. Não se limita a ter apenas um perfil, mas vários.

Destaca-se que a obra de Maquiavel consiste em uma espécie de documento no qual existem inúmeras dicas de como os governantes do Estado podem agir para permanecer no poder.

Abraços!

Perguntas interessantes