Os custos fixos são os custos que permanecem constantes dentro de determinada quantidade instalada e independem do volume a ser produzido. Já os custos variáveis mantêm uma relação direta com o volume de produção ou serviço e são classificados como progressivos, cuja variação ocorre em proporções maiores que os volumes produzidos; constante, cuja variação ocorre nas mesmas proporções que os volumes produzidos; e os regressivos, cuja variação ocorre em proporções menores que os volumes produzidos. Com relação à representação clássica feita pelos custos fixos, assinale a alternativa CORRETA: a) Gráfico 3. b) Gráfico 1. c) Gráfico 2. d) Gráfico 4.
Soluções para a tarefa
Resposta: 1)
A empresa "WXZ" promoveu uma ação com seus vendedores para aumentar a receita da empresa e obteve o seguinte resultado: um aumento em suas vendas de 8%, e consequentemente uma elevação em seu Lucro antes de juros e imposto de renda (LAJIR) de 18%.
Desse modo, o grau de alavancagem operacional (GAO) foi de:
Alternativas:
a)
1,25
b)
1,55
c)
3,55
d)
0,25
e)
2,25
Alternativa assinalada
2)
Sobre as fontes de captação de recursos nas organizações, considere as afirmativas a seguir:
I) O capital próprio é o capital do dono do negócio, é o lucro que não foi distribuído aos donos para ser reinvestido na empresa.
II) O capital de terceiros é o capital dos bancos quando emprestam recursos para as empresas, ou dos clientes que pagam adiantado por serviços ou produtos a serem entregues no futuro.
III) A maioria das empresas são financiadas majoritariamente por capital de terceiros que possuem baixo custo de captação.
IV) O Custo médio ponderado de capital é uma medida do custo de financiamento de uma empresa ou projeto.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Somente as afirmativas I e II estão corretas.
b)
Somente as afirmativas II e III estão corretas.
c)
Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
d)
Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Alternativa assinalada
e)
Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
3)
Poderá ser definido como o custo dos recursos financeiros captado no mercado para financiamento dos investimentos da organização. Também pode ser definido como o retorno mínimo que o investidor exigirá, para investir recursos por ele disponível na empresa à uma taxa mínima de atratividade.
O conceito exposto no texto base refere-se a:
Alternativas:
a)
custo de oportunidade
b)
taxa de atratividade
c)
custo de capital
Alternativa assinalada
d)
taxa interna de retorno
e)
custo variável
4)
Três irmãos resolveram "abrir" um restaurante. O orçamento para montagem e abertura do restaurante, incluindo capital de giro, é de R$ 200.000,00. No entanto, os sócios só dispõem de R$ 100.000,00. Sendo assim, tiveram de pegar o restante emprestado em uma instituição financeira, pagando juros de 10% ao ano. A taxa de retorno sobre o capital próprio esperada pelos irmãos é de 20% ao ano.
Neste contexto, o custo médio ponderado do capital será de:
Alternativas:
a)
15%
Alternativa assinalada
b)
20%
c)
25%
d)
30%
e)
35%
5)
Quando analisamos os projetos de investimentos e utilizarmos a Taxa Interna de Retorno (TIR) como referência no critério de aceitação ou rejeição de investimentos, devemos considerar que a aceitação do projeto se dará quando a:
Alternativas:
a)
TIR for maior que o custo do capital.
Alternativa assinalada
b)
TIR for menor que o custo do capital.
c)
TIR for igual ao custo do capital.
d)
TIR for igual ao Payback.
e)
TIR for maior que ao Valor Presente Líquido (VPL).
Explicação: