Os currículos pensados praticados são criação cotidiana dos praticantes pensantes do cotidiano escolar por meio de processos circulares em que se enredam conhecimentos, valores, crenças e convicções que habitam diferentes instâncias sociais, diferentes sujeitos individuais e sociais em interação. Assim, falar em currículo como criação cotidiana pressupõe, entre outras coisas, que as diferentes formas de tecer conhecimentos – que estão na base de diferentes modos de agir, mesmo que jamais de modo linear – dialogam permanentemente umas com as outras, dando origem a resultados tão diversos quanto provisórios. Assim, nos diferentes e múltiplos momentos de suas vidas pessoais e profissionais, em virtude do acionamento de umas ou outras de suas subjetividades, em relação com outras diferentes e plurais redes de conhecimentos e sujeitos que habitam, fisicamente ou não, os cotidianos das escolas, os praticantes pensantes das escolas criam currículos únicos, inéditos, “irrepetíveis”, alternativas aos problemas e dificuldades que enfrentam, ao que não lhes agrada ou contempla, ao já existente e ao já sabido, contrariamente ao que supõem as perspectivas hegemônicas de compreensão dos currículos escolares, que os compreendem como um eterno reproduzir daquilo que foi previsto e prescrito. (OLIVEIRA, Inês Barbosa. O currículo como criação cotidiana. Petrópolis, RJ: DP et Alii; Rio de Janeiro: FAPERJ, 2012). Com base no fragmento apresentado sobre currículo e cotidiano, analise as seguintes proposições: Os praticantes do cotidiano tornam difíceis as definições. PORQUE O rompimento com o estabelecido é usual em uma perspectiva que pensa o cotidiano escolar. Sobre as asserções, assinale a opção correta. A primeira asserção é falsa, e a segunda é verdadeira. As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira. A primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa. As duas asserções são falsas. As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Ambas estão corretas.
Os currículos são pautados a partir de algumas leis e medidas, onde a LDB tem o papel de fomentar esses planejamentos e o Plano Nacional de Educação se alia com Projeto Político Pedagógico e a construção do currículo a partir de suas Bases Nacionais Comuns Curriculares.
Por isso, para adaptar ao estado e ao município de Santa Catarina o novo currículo, é utilizar as novas metodologias e didáticas de modo a não apenas formar os alunos didaticamente, mas despertar nesses educandos um senso crítico, para que eles possam atuar nas universidades.
carlaxpto:
ok, e nas alternativas "a segunda é justificativa da primeira"....!!!!
Perguntas interessantes