Os currículos de Matemática apontam a importância do trabalho com noções iniciais de estatística, de combinatória e de probabilidade desde os anos iniciais da escolaridade e justificam a necessidade desses estudos pela presença desse tema no mundo atual. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) especificam cada um dos tópicos. Assinale a alternativa que define a finalidade do ensino e aprendizagem de combinatória:
Soluções para a tarefa
A prática da avaliação proposta pelas PCN's tem como objetivo reunir um conjunto de resultados práticos e dinâmicos do ensino com o intuito de desenvolver a estrutura escolar.
Além disso, dentre os objetivos das PCN's nesse campo, temos:
A necessidade de compreender a cidadania como participação social e política.
O exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade.
Vale notar que a avaliação no que tange o estudo da matemática deve privilegiar o aluno não apenas em seus resultados, mas no desenvolver das questões, ou seja, o conceito aritmético deve ser apresentado utilizando o cotidiano como referência, sendo esse método, parte do processo inclusivo de educação, que visa desenvolver as potencialidades do educando, o privilegiando e corrigindo as possíveis falhas.
Resposta:
d) Levar a criança a resolver situações-problema que envolvam combinações,
arranjos, permutações e, especialmente, o princípio multiplicativo da contagem, por meio de procedimentos próprios e sem uso de fórmulas e definições.
Explicação: