Os cupins vivem agrupados em intensa colaboração. Ao mesmo tempo, no intestino desses animais são encontrados muitos protozoários flagelados que realizam a digestão de celulose ingerido pelos cupins e recebem deles proteção e alimento.
Na relação entre os cupins e destes com os protozoários, estão representados dois tipos de relações ecológicas, que correspondem, respectivamente a:
a. protocooperação e inquilinismo
b. protocooperação e mutualismo
c. sociedade e protocooperação
d. sociedade e mutualismo
e. sociedade e inquilinismo
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
O cupim e o protozoario apresentam um tipo de relação ecológica chamada de mutualismo, onde ambos se beneficiam e melhoram sua aptidão biológica.
O mutualismo é uma relação harmônica na qual duas espécies interespecíficas são associadas e se beneficiam dessa interação, que às vezes pode ser oudependente não.
Os cupins estabelecem uma relação de mutualismo com os protozoários, porque o cupim se alimenta de madeira, mas é incapaz de produzir as enzimas necessárias para a digestão da celulose, um componente da madeira. Por esta razão, os cupins têm protozoários que vivem dentro seu tubo digestivo e são capazes de degradar a celulose e obter a energia necessária para o seu metabolismo
Resposta:
A
Explicação:
eles cooperam entre si e tem o caso de moradia envolvido.
Não é imprescindível para a vida, então não é mutualismo.
Não são sociedades.