Biologia, perguntado por CorretorAnonimes, 10 meses atrás

Os cromossomos são formados, em grande parte, por uma substância chamada DNA (ácido desoxirribonu‐ cleico). O DNA: a) é composto por quatro tipos de bases nitrogenadas: fosfato, adenina, ribose e guanina. b) é uma grande molécula constituída por unidades menores, que se organizam em fita dupla (modelo da dupla hélice ou do corrimão de escada). c) é responsável pela transmissão das características hereditárias, codificadas por sequências de bases ni‐ trogenadas, que se unem, de uma fita a outra, aleatoriamente e em todas as combinações possíveis. d) é responsável pela transmissão das características hereditárias, mas não há participação das bases ni‐ trogenadas nesse processo. e) é uma substância presente apenas no núcleo das células sexuais ou reprodutivas.

Soluções para a tarefa

Respondido por alemoraes1976
2

Resposta:

Os ácidos nucleicos podem ser definidos como polímeros (macromoléculas formadas a partir de unidades menores) compostos por moléculas conhecidas como nucleotídeos. Os dois ácidos nucleicos existentes são o ácido desoxirribonucleico (DNA) e o ácido ribonucleico (RNA). Eles são responsáveis por codificar e traduzir as informações que determinam a síntese das várias proteínas encontradas nos seres vivos.

Função dos ácidos nucleicos

Os ácidos nucleicos são moléculas complexas responsáveis por armazenar e transmitir as informações genéticas, bem como garantir sua tradução. O armazenamento e a transmissão dessas informações são garantidos por meio do DNA. A tradução, por sua vez, é um papel do RNA e nada mais é do que a síntese de proteínas, a qual é orientada pelas informações genéticas fornecidas pelo DNA. Algumas moléculas de RNA também apresentam capacidade enzimática, sendo conhecidas como ribozimas.

Explicação:

O DNA e o RNA, que são os dois tipos de ácidos nucleicos existentes, apresentam diferenças em seus nucleotídeos. O açúcar de cinco carbonos pode ser a ribose ou a desoxirribose. Esses açúcares diferenciam-se pelo fato de que a desoxirribose apresenta um átomo de oxigênio a menos que a ribose. A desoxirribose está presente no DNA, enquanto a ribose é encontrada apenas no RNA.

As bases nitrogenadas de um nucleotídeo são também variadas. São bases nitrogenadas a adenina, a guanina, a timina, a citosina e a uracila. Elas estão agrupadas em dois grupos: pirimidinas e purinas. Cada base nitrogenada possui um ou dois anéis com átomos de nitrogênio.


CorretorAnonimes: entao qual alternativa seria?
Perguntas interessantes