Os critérios de avaliação estabelece os cinco passos do processo de avaliação que devem ser executados para cada imagem radiográfica. Esse processo é dividido em cinco categorias de informação: anatomia demonstrada; evidência de posicionamento correto; colimação e localização do RC corretas; fatores de exposição aceitáveis e marcadores laterais anatômicos.
Você atuando como tecnólogo em radiologia, realizou um exame de radiografia de tórax PA de um paciente adulto do sexo masculino, porém, ao analisar a imagem radiográfica, percebeu que ela está enegrecida além do padrão de qualidade, não cumprindo a categoria de fatores de exposição aceitáveis do critério de avaliação da imagem, conforme a imagem abaixo.
Exame radiográfico de Tórax PA
Analise as alternativas, e assinale a CORRETA, referente aos fatores de exposição selecionados incorretamente, que gerou o erro no exame.
Alternativas:
a)
kV e DFF.
b)
kV e mAs.
c)
mA e mAs.
d)
DFF e mA.
e)
DFF e mAs.
Soluções para a tarefa
Os fatores de exposição selecionados incorretamente foram a miliamperagem (mA) e a miliamperagem-segundo (mAs) , dessa forma, temos que a opção correta é a alternativa C)
Radiologia
Existem vários fatores de exposição que afetam o resultado de uma radiografia:
- Quilovolt (kV): Determina a qualidade (energia) do feixe de radiação
- Miliampere (mA): É proporcional à intensidade do fluxo de eletrões. A sua variação tem efeitos na taxa de produção dos raios X (quantidade), mas não altera a sua energia
- Tempo de Exposição (s): Corresponde à duração da irradiação
- Miliampere-Segundo (mAs): Dá-nos a quantidade de radiação produzida num dado intervalo de tempo
Para a escolha destes fatores, devem ainda ter-se em conta alguns parâmetros, como a DFF (Distância Foco-Filme), que deve ser de, no mínimo, 1m.
Com isto em mente, vamos analisar o que correu mal e tentar entender o que gerou esse erro.
A radiografia está mais enegrecida do que o que seria razoável, ou seja, a densidade dos raios-x foi muito elevada. Podemos dizer, então, que houve uma quantidade excessiva de radiação para o intervalo de tempo em que o exame foi realizado.
Como vimos acima, a quantidade de radiação é influenciada pela miliamperagem (mA), pelo que este é sem dúvida um dos fatores que causou o problema.
Da mesma forma, podemos dizer que a miliamperagem-segundo (mAs) também gerou este erro, uma vez que esta representa justamente a qualidade de radiação no intervalo de tempo.
Assim, a resposta correta é a alternativa C)
Para mais exercícios sobre radiologia, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/51311466
#SPJ1
Resposta:
mA e mAs.
Explicação: