Os cristãos levaram, nos anos de 90 no Brasil, o apoio à criação da Central dos Movimentos Populares em 1993. Além disso, levaram a uma reativação de manifestações públicas, tais como a Marcha do Grito dos Excluídos, organizada desde 1995, e a Marcha das Margaridas (maioria de mulheres camponesas), além das inúmeras Marchas do Sem-Terra, que ganharam espaço na mídia a partir de 1997, entre outros. A história nos mostra que foram grandes as mobilizações populares que contaram com qual apoio? Alternativas: a) De setores conservadores da Igreja Católica no Brasil. b) De setores positivistas da Igreja Católica no Brasil. c) De setores monarcas da Igreja Católica no Brasil. d) De setores progressistas da Igreja Católica no Brasil. e) De setores reacionários da Igreja Católica no Brasil.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
É correta a alternativa D.
Historicamente, no Brasil houve um setor da Igreja Católica, em geral mais próximo dos Franciscanos, que viam a pobreza e a miséria de parte da população brasileira como uma antítese da teologia cristã, e buscaram remediar esta pobreza e reduzir estas desigualdades por meio das ações políticas.
Havia, por exemplo, sacerdotes críticos da Ditadura Militar e que foram associados aos movimentos de guerrilha, tendo sido acusados de auxiliar os guerrilheiros (e outros perseguidos políticos) a se exilar do país.
Perguntas interessantes