História, perguntado por abnerdinizolivera, 1 ano atrás

Os criollos lideraram o processo de independência da maioria das colônias espanholas da América

Soluções para a tarefa

Respondido por fagnerde2017
9
'O processamento de autonomia ganhou vigor no início do século XIX, aproveitando a debilidade esperteza no qual se encontrava a Espanha, depois da apropriação das tropas napoleônicas. As lutas pela autonomia ocorreram entre os anos de 1810 e 1833.

Vale destacar que o nível de aborrecimento e agitação da indivíduos americana com o alçada castelhano havia abalado o ponto máximo no início do século XIX. Foi nesta data similarmente que os criollos conseguiram acomodar movimentos emancipacionistas em todos os vice-reinos.      Ao contrário que resultou no Brasil, o processamento de autonomia das colônias espanholas foi abespinhadiço, uma vez que houve defensão militar por parte da Espanha. As guerras de autonomia geraram milhares de mortes de os dois os lados.      Os movimentos de autonomia, ainda que liderados pelos criollos, contou com a atividade de negros, mestiços, brancos das camadas mais pobres e até inclusive de indígenas.      As colônias estavam divididas administrativamente em quatro vice-reinos (Nova Granada, Nova Espanha, Rio da Prata e Peru) e quatro capitanias-gerais (Chile, Venezuela, Guatemala e Balseiro). Depois de o processamento de autonomia, esses vice-reinos foram divididos e tornaram-se países. O vice-reino do Rio da Prata, tendo como exemplo, transformou-se, depois de ser afastado, nos atuais: Paraguai, Argentina, Bolívia e Uruguai.
Respondido por samuelbarbosax200
28
a elite criolla não quis mais aceitar o domínio da Espanha, passando, assim, a liderar em vários lugares da América. Assim então um dos criollos, Leonardo Pacheco impulsiona a luta contra o domínio espanhol e convoca vários líderes, a exemplo de Simón Bolívar.
Perguntas interessantes