Os contratos futuros são ativos de renda variável utilizados pelos hedgers como uma forma de reduzir o risco de variabilidade de preços.
Sobre as características destes contratos, avalie as afirmativas a seguir.
I – Os contratos possuem padronização da qualidade, quantidade, prazo de encerramento que permite a negociação sem a “presença” da mercadoria.
II – Nos mercados futuros, os compradores e vendedores, ao discutir a formação de preços, acabam por determiná-los. A descoberta dos preços é um processo estático, não captando corretamente a dinâmica dos preços.
III - Numa operação de contrato futuro, não se recebe ou paga nenhum valor adiantado, a não ser os Ajustes Diários, que consistem na diferença que a parte vendedora recebe da parte compradora quando o preço de venda cai, ou paga quando preço de venda sobe.
IV - Margem de Garantia é o valor que compradores e vendedores de contratos futuros precisam depositar na bolsa como garantia dos ajustes diários, ao adquirirem o contrato. As margens variam de contrato para contrato, mas geralmente oscilam ao redor de 2 a 3 dias de ajuste diário ou de 3 a 5% do valor do contrato, e serão usadas caso os clientes não honrem seu compromisso de depósito de ajuste diário.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Os contratos futuros são ativos financeiros que proporcionam renda variável e que são usados por empresas especializadas em reduzir os riscos, considerando estes dizeres com as alternativas a resposta correta é a alternativa II) II e III, apenas.
O mercado futuro oportuniza os contratos futuros, pois levam estes para o ambiente onde são negociados derivativos, ou seja, contratos futuros que representam o compromisso de comprar e/ou de vender determinada quantidade de bens em uma data futura e por um preço pré estabelecido em contrato.
Tais contratos podem representar uma forma de diminuir o impacto de uma eventual mudança nos preços do ativo. Isso se dá pelo fato dos contratos futuros fixarem um preço sobre o bem para ele poder ser negociado em uma data futura.
Bons estudos!
Resposta:
Marquei a Alternativa 1: I, II apenas.
Explicação:
III - Errada, a bolsa cobra uma margem de segurança para se proteger de inadimplências. Os dois participantes depositam como boa fé.
IV - Errada, a A margem pode variar entre 1,5% e 25% dependendo de três coisas:
1) O contrato que você estiver investindo;
2) A corretora que possui conta;
3) O prazo da sua posição:
Essa margem também pode variar com a volatilidade do ativo, pois a bolsa pode intervir e solicitar mais garantia a fim de proteger as operações que estão em aberto no mercado.
I, III e IV, apenas.